A temporada de férias escolares é aguardada não apenas pelas crianças e famílias, mas também pelo setor de bares e restaurantes. Com o fluxo de consumidores em busca de lazer e novas experiências gastronômicas, os estabelecimentos vêm investindo em estratégias para atender os clientes.
Com o crescimento das viagens em família para regiões costeiras, os bares e restaurantes esperam um movimento maior de consumidores nesta época do ano. É o que afirma o presidente da Abrasel na Costa do Descobrimento (BA), Alex Di Pasquale. Para o presidente, se o comportamento deste ano seguir o de 2023, o aumento do faturamento é garantido na região que abriga municípios como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga.
“No ano passado, registramos um aumento de aproximadamente 35% no faturamento, com uma maior rotatividade de turistas. Isso significa que, embora a permanência média dos turistas seja mais curta, houve um aumento no número total de visitantes ao longo do período”, ressalta Alex.
Para atender o público que chega na região, os empreendedores do setor trabalham com estratégias que encantam, principalmente, as crianças. “Durante esse período, o público-alvo é, sem dúvidas, as famílias. Portanto, cardápios voltados para crianças, assim como a criação de espaços kids e promoções familiares, são estratégias eficazes para atrair clientes”, destaca Alex.
Esse comportamento também é observado em Fortaleza (CE). Segundo Ivan Assunção, proprietário do Terra do Sol, o estabelecimento localizado na região costeira do município recebe turistas durante todo o ano, mas o movimento aumenta no período de férias escolares.
“É exatamente nesse período que observamos uma maior movimentação. Existem alguns picos, e isso coincide com as férias, que é quando a maioria dos brasileiros tira folga. Janeiro, julho e dezembro são os meses em que as pessoas normalmente tiram mais dias de descanso. Essas férias impactam diretamente nosso negócio, coincidem com o período de alta temporada”, afirma Ivan.
Ivan ainda antecipa um faturamento positivo para o mês de julho. “As férias de 2023 foram muito boas para nós, resultando no nosso maior faturamento. A expectativa para este ano é que o desempenho seja muito parecido com o do ano passado”, afirma o empreendedor.
Estratégias para atrair famílias nas férias escolares
Apesar da grande procura por praias do nordeste do país, os consumidores que optam por não viajar também encontram programações especiais em bares e restaurantes. É o que acontece em Goiânia (GO), no restaurante Celsin e Cia. Segundo Fernando Machado, proprietário do negócio, o restaurante investiu em uma brinquedoteca e em monitores para receber as famílias da região. O empreendedor afirma que com a chegada das férias, as famílias frequentam com mais frequência o espaço.
“Há alguns anos, investimos em uma brinquedoteca com um espaço amplo, serviço de monitoras e babás exclusivas, além de vários brinquedos. Assim, durante as férias escolares, nosso movimento aumenta. Os pais, que muitas vezes continuam trabalhando, buscam alternativas para as crianças se divertirem, e nossa brinquedoteca se torna uma opção popular”
O reflexo no faturamento é sentido por Fernando; segundo o empreendedor, durante as férias, espera-se um aumento de até 20% no faturamento do estabelecimento.
“Prevemos um aumento de 15 a 20% no nosso faturamento. Especialmente de segunda a quinta-feira, nosso movimento está melhor, e a expectativa é de que esse período traga um incremento significativo nas receitas”, destaca.