Festa de Cristo Rei, um chamado na Igreja

Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova – Foto: Divulgação

Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova – Foto: Divulgação

No mês de novembro, a Canção Nova relembra o grande momento em que Monsenhor Jonas Abib estava reunido com um grupo de leigos em Queluz, na Casa de Maria, em um Retiro no qual pregava sobre o senhorio de Jesus Cristo.

​Em um determinado momento, ele fez um apelo aos que estavam ali: quem estava disposto a doar um ano de sua vida, vivendo em comunidade; deixar seus planos pessoais, sua casa, sua família, para dedicar-se exclusivamente à missão de evangelizar e a viver a experiência do discipulado?

Todos ali estávamos convencidos a sermos discípulos de Cristo, e foi desse apelo que nasceu a Comunidade Canção Nova, inicialmente formada por 12 jovens. O Retiro coincidiu com a data da festa de Cristo Rei do Universo, razão de todo o nosso chamado.

​Mas o que vem a ser esta Festa?

​No início da 2ª Guerra Mundial, o papa Pio XI, vivendo o drama da humanidade, instituiu esta festa para levar o mundo a Cristo, Princípio e Fim de todas as coisas. Jesus Cristo, Senhor da vida e da história, é quem renova e restaura todas as realidades do universo: “‘Eu sou o Alfa e o Ômega’, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso” (Ap 1,8).

​Para os que creem, Jesus Cristo é o único que salva e conduz ao Reino dos Céus: “Dar testemunho do reino de Deus significa fazer sobressair sempre a prioridade de Deus e da sua vontade face aos interesses do mundo e dos seus poderes. Jesus fala de rei, de reino, referindo-se não a dominar mas à verdade” (Bento XVI).

​Face a esta verdade podemos nos perguntar: “Quem é Jesus em minha vida? Quem reina dentro de mim e direciona meus dias e projetos? Quem tem o controle das minhas decisões? Tenho o pensamento de Cristo?

​Ser cristão é contribuir com nossa pequena parte na construção do Reino de Deus no mundo, de forma fraterna e simples, sem ambição, mas com generosidade. ​Foi para isso que o Senhor suscitou a Canção Nova. Providencialmente o Espírito Santo fez com que o chamado acontecesse na Festa de Cristo Rei, em 1977. De forma mais providente, exatamente  na solenidade de Cristo Rei também celebra-se o Dia do Leigo e da Leiga, uma vocação especial no seio da Igreja e que identifica os primeiros missionários consagrados da Canção Nova. “Assumimos com alegria e gratidão a nossa escolha” (Monsenhor Jonas Abib).

*Luzia Santiago é cofundadora da Comunidade Canção Nova. Autora de seis livros e escreve diariamente em seu blog: http://luziasantiago.cancaonova.com/

Twitter: @luziasantiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo