A 85ª Festa de maio 2017 de Rio Verde, trouxe durante os dias de evento o resgate cultural da tradição rioverdense, em festejar e homenagear o pantanal de forma singular e especial.
Fazendo parte deste simbolismo, a missa pantaneira foi realizada na noite de sexta-feira, (19/05), integrando as festividades da 85ª Festa de maio de Rio Verde.
A referência surge para homenagear o imaginário popular e religioso de quem vive na região do Pantanal, trazendo a cultura pantaneira, violeiros, berrante e evangelho encenado tornam o evento ímpar.
A missa teve início, com a entrada dos pantaneiros, festeiros, acompanhados dos hinos sertanejos entoados pelo coral da igreja matriz e acompanhados pelos fiéis.
“As músicas tocadas durante a missa são sertanejas de raiz, porém, todas com temática cristã”, ressalta a Assessora especial de Cultura de Rio Verde, Iria Maciak.
A missa tem uma celebração diferenciada das demais, e logo na entrada da Igreja, todos puderam contemplar a linda ornamentação, com vários animais empalhados, como a capivara, o macaco, a anta, a onça, o quati, além dos petrechos pantaneiros usados em comitivas da lida pantaneira, relembram a cultura da terra, e fica a cargo da Assessoria Especial de Cultura, representado pela Assessora Iria Maciak.
“A missa Pantaneira, faz parte do calendário estadual do projeto Rota Cultural do Pantanal e Além de fortalecer o desenvolvimento econômico e religioso, valoriza a cultura pantaneira como artesanato, produção literária em torno do imaginário pantaneiro e a música.