O tradicional Festival de Parintins será realizado entre os dias 28 e 10 de junho, na Ilha Tupinambarana, no Estado do Amazona, e trará a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.
O maior espetáculo folclórico do Amazonas a céu aberto tem mais de 50 anos de história, e surgiu como uma forma de arrecadar doações para a construção de uma Igreja Católica.
Porém, com o passar do tempo, o espetáculo, produzido pela imaginação dos artistas locais, ganhou fama e foi visto por milhares de brasileiros que, encantados com a festa, começaram a quere ver de perto o Festival de Parintins.
Logo em seguida, o espetáculo ganhou o mundo e a cultura dos bumbás ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo visto em todo o mundo. Os turistas estrangeiros começaram a visitar o Amazonas para ver de perto as disputas entre os dois Bois, o ‘Garantido’ e o ‘Caprichoso.
Na realidade, a história do festival começou em meados da década de 1910, quando os respectivos bois foram fundados. O Boi Garantido é fruto das mãos de Lindolfo Monteverde, e defende as cores vermelho e Branco. Já o Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Félix, Roque e Raimundo Cid, nas cores azul e branco. Naquele tempo, a disputa era feita nas ruas de Manaus, tendo a festa ficado conhecida como a Festa dos Bois Bumbás.
O festival em si, como conhecemos hoje, surgiu em 1965, quando um grupo de jovens católicos, juntamente com os padres da cidade, decidiram fazer uma campanha para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.
No primeiro ano de festa, apenas poucas quadrilhas participavam do evento, porém um ano mais tarde, foi introduzido os bois ‘Garantido’ e ‘Caprichoso’.
A festa cresceu tanto que em 1988, o Governo do Amazonas decidiu construir o ‘Bumbódromo’, uma arena em formato de boi, dividida em azul e vermelho, para a disputa.
Quem quiser assistir o tradicional espetáculo do Amazonas, pode fazê-lo através da TV Acrítica ou se for possível, pode viajar a Manaus e aproveitar para relaxar e conhecer uma belíssima cidade.
Programação do Festival de Parintins
- Apresentador;
- Levantador de toadas;
- Batucada ou Marujada;
- Ritual indígena;
- Porta-estandarte;
- Amo do boi;
- Sinhazinha da fazenda;
- Rainha do folclore;
- Cunhã-poranga;
- Boi bumbá (evolução);
- Toada (letra e música);
- Pajé;
- Tribos indígenas;
- Taxauas;
- Figura típica regional,
- Alegorias;
- Lenda amazônica;
- Vaqueirada;
- Galera;
- Coreografia; e
- Organização do conjunto folclórico.