O tradicional Festival de Parintins será realizado entre os dias 28 e 10 de junho, na Ilha Tupinambarana, no Estado do Amazona, e trará a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

Foto: SECOM/AM
O maior espetáculo folclórico do Amazonas a céu aberto tem mais de 50 anos de história, e surgiu como uma forma de arrecadar doações para a construção de uma Igreja Católica.
Porém, com o passar do tempo, o espetáculo, produzido pela imaginação dos artistas locais, ganhou fama e foi visto por milhares de brasileiros que, encantados com a festa, começaram a quere ver de perto o Festival de Parintins.
Logo em seguida, o espetáculo ganhou o mundo e a cultura dos bumbás ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo visto em todo o mundo. Os turistas estrangeiros começaram a visitar o Amazonas para ver de perto as disputas entre os dois Bois, o ‘Garantido’ e o ‘Caprichoso.
Na realidade, a história do festival começou em meados da década de 1910, quando os respectivos bois foram fundados. O Boi Garantido é fruto das mãos de Lindolfo Monteverde, e defende as cores vermelho e Branco. Já o Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Félix, Roque e Raimundo Cid, nas cores azul e branco. Naquele tempo, a disputa era feita nas ruas de Manaus, tendo a festa ficado conhecida como a Festa dos Bois Bumbás.
O festival em si, como conhecemos hoje, surgiu em 1965, quando um grupo de jovens católicos, juntamente com os padres da cidade, decidiram fazer uma campanha para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

Foto: Arquivo A CRÍTICA/Cortesia
No primeiro ano de festa, apenas poucas quadrilhas participavam do evento, porém um ano mais tarde, foi introduzido os bois ‘Garantido’ e ‘Caprichoso’.
A festa cresceu tanto que em 1988, o Governo do Amazonas decidiu construir o ‘Bumbódromo’, uma arena em formato de boi, dividida em azul e vermelho, para a disputa.
Quem quiser assistir o tradicional espetáculo do Amazonas, pode fazê-lo através da TV Acrítica ou se for possível, pode viajar a Manaus e aproveitar para relaxar e conhecer uma belíssima cidade.
Programação do Festival de Parintins
- Apresentador;
- Levantador de toadas;
- Batucada ou Marujada;
- Ritual indígena;
- Porta-estandarte;
- Amo do boi;
- Sinhazinha da fazenda;
- Rainha do folclore;
- Cunhã-poranga;
- Boi bumbá (evolução);
- Toada (letra e música);
- Pajé;
- Tribos indígenas;
- Taxauas;
- Figura típica regional,
- Alegorias;
- Lenda amazônica;
- Vaqueirada;
- Galera;
- Coreografia; e
- Organização do conjunto folclórico.