A Fiat não quer, ou melhor, não pode perder tempo. Por isso, acelerou o passo para lançar ainda em fevereiro de 2018 o seu novo sedã, que recebeu o nome de Cronos. Referência ao deus grego do tempo. Nada mais adequado: a Fiat tem pressa para emplacar um novo sucesso de vendas. E não será fácil. O sedã baseado no Argo chegará às lojas poucas semanas depois do concorrente Volkswagen Virtus, cujo lançamento foi anunciado para janeiro.
O nome do modelo foi confirmado pela conta do Instagram da Fiat da Argentina, onde o modelo será produzido. Diferente do hatch Argo – feito em Betim, em Minas Gerais – o Cronos será produzido na fábrica de Córdoba, que recebeu um investimento de US$ 500 milhões para a empreitada.
No Brasil, o anúncio foi feito de uma maneira inusitada: uma ação nas redes sociais com vídeo que envolveu o final de uma corrida com seis Unos Mille com escada no teto. Uma refência a um famoso meme da internet. A cada volta da competição, cada carro é substituído por um modelo recente da Fiat – Mobi, Toro e Argo. E cada um deles traz na carroceria uma letra que forma o nome do nome do novo sedã da marca: Cronos.
Segundo a marca, esse novo modelo “vem para mostrar que a passagem do tempo para a Fiat se materializa numa jornada de renovação”. A renovação só parece ter chegado um pouco atrasada, já que o meme do Uno com escada já ficou velho lá em 2016.
Por aqui, o modelo suprirá parte da lacuna deixada pelo Linea, aposentado no começo deste ano. Para ocupar essa posição de sedã com porte intermediário, o Cronos não terá versão com motor 1.0 – a opção ficará restrita ao veterano Grand Siena.
O Cronos será vendido apenas com os motores 1.3 Firefly, e 1.8 E.torQ Evo. O primeiro poderá vir associado ao câmbio manual ou automatizado GSR, enquanto o segundo será combinado à caixa automática de seis marchas ou manual de cinco.
Como será o Fiat Cronos
Já o pacote de equipamentos deve seguir a receita do Argo. A central multimídia sensível ao toque de 7 polegadas deverá ser item de série, enquanto os controles de tração podem entrar no pacote apenas das versões 1.8. Uma coisa é certa: o recheio tecnológico precisa ser robusto para encarar o novo Volkswagen Virtus e fazer frente aos atuais representantes do segmento Chevrolet Cobalt e Honda City.