A montadora italiana Fiat, líder do mercado nacional desde janeiro de 2021, está prestes a completar três anos consecutivos no topo das vendas no país.
Em novembro a montadora garantiu novamente a primeira posição, com market share de 21,9% e emplacando 44.265 unidades, ficando 13.983 unidades à frente da segunda colocada.
Além disso, a Fiat apresentou um crescimento de 10% no acumulado do ano em relação a 2022, totalizando 428.635 unidades em 2023, comparadas às 388.458 unidades do ano anterior.
A liderança da Fiat foi destacada pela performance da Strada, que vendeu 11.518 carros e conquistou um market share de 5,7% no mês. O Mobi, na sexta posição, encerrou novembro com 3,2% de participação e 6.637 unidades.
O recém-lançado Fastback Abarth, introduzido no final de outubro, já é um sucesso, com 430 unidades vendidas em um mês.
Em novembro, a Fiat também comemorou a liderança em diversos segmentos, incluindo o das picapes, no qual a marca mantém a primeira posição com 44,3% de participação e 15.936 unidades vendidas.
O Cronos assumiu a liderança em B-Sedans em novembro, com 5.572 unidades vendidas e 21,8% de segment share, superando o concorrente que ocupava o primeiro lugar há mais de um ano.
Nos hatches, a Fiat conquistou 19,9% de segment share, impulsionada pelo Mobi, líder da categoria, e pelo Argo. No segmento de vans, os veículos comerciais da Fiat lideram com 2.619 unidades e 48,6% de market share, sendo a Fiorino a primeira colocada entre as B-Vans.
Além do desempenho no varejo, onde a Fiat é líder com 15,8% de market share e 15.975 unidades vendidas, a montadora também domina as vendas diretas, com 28% de market share e 28.290 unidades emplacadas.
Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para a América do Sul, comentou: “Estamos quase encerrando o ano e só temos motivos para celebrar com a liderança contínua da marca há quase três anos, a Strada no topo e três modelos no top 10”.
“Além disso, atingimos as marcas de 50 mil unidades de Fastback produzidas e 500 mil Argos fabricados em novembro. Para completar, passamos a exportar a Strada para a África e lançamos a campanha Acesse Fiat, com condições exclusivas para o Mobi”, acrescentou.