Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), medido pelo Ministério do Trabalho, indicam que, de janeiro a agosto de 2017, as Micro e Pequenas Empresas somaram 327 mil empregos formais gerados. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), confirma o poder desse segmento: estas empresas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Mesmo com essa importância para a economia do país, o acesso dessas empresas à crédito e empréstimos por bancos tradicionais é, ainda, bastante difícil, o que abre caminho para as fintechs. É o caso da Nexoos, fintech líder de mercado na modalidade Peer to Peer Lending (P2P) que conecta pequenas e médias empresas a potenciais investidores, e que, em parceria com o Serasa, oferece crédito online microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
“Com a disponibilização de crédito digital por meio da plataforma do Serasa, podemos ampliar nossa cartela de clientes e oferecer mais opções para nossos investidores. Desta maneira, contribuímos para a economia do país, a medida em que as micro e pequenas empresas geram novos empregos e os investidores têm seu lucro potencializado”, afirma Daniel Gomes, CEO da Nexoos.
Como funciona para a empresa?
Empresas de pequeno porte (EPPs), microempresas (MEs) e pequenas e médias empresas (PMEs), com faturamento mínimo anual de R$ 250 mil, podem solicitar empréstimos à Nexoos. A análise de crédito é digital e automática, com o uso de inteligência artificial. As métricas para aprovação se baseiam em dados que apontam o potencial do negócio, como consultas automatizadas aos bureaus de crédito, pré-análise automática e até avaliações de redes sociais.
Quando aprovada, a empresa é apresentada aos investidores cadastrados na plataforma, durante a Rodada de Investimentos que dura algumas horas, até que o valor solicitado seja arrecadado por meio dos aportes dos investidores e a empresa recebe o valor total do empréstimo em até 7 dias.