O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), na semana de 17 a 21 de fevereiro, estará com todo o seu corpo de agentes fiscais com os trabalhos direcionados à fiscalização de locais que receberão foliões: clubes, desfiles e festas de rua.
A fiscalização verifica a existência de profissionais à frente de atividades ligadas à engenharia e suas respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART).
Em trios elétricos, por exemplo, são exigidas ARTs da avaliação e manutenção dos sistemas de sonorização e elétrico, do grupo gerador e de aterramento elétrico. Quanto às arquibancadas, camarotes, palcos e praticáveis são necessárias ARTs de projeto, montagem e desmontagem das estruturas metálicas; dimensionamento da instalação da iluminação e manutenção do sistema de energia elétrica.
Em clubes, o Conselho fiscaliza a validade da manutenção de extintores, responsáveis técnicos pelos geradores de energia, pelas montagens de palco, instalações de som e iluminação, projetos contra incêndio e pânico.
A expectativa do Crea-MS é que a sociedade também participe dos trabalhos preventivos, denunciando situações de risco. Para isto, disponibiliza no www.creams.org.br o Canal de Denúncias.