A Ford passa a oferecer, a partir de segunda-feira, um trabalho de desinfecção para mais de 50 pontos dos carros dos clientes, incluindo o filtro de ar-condicionado.
O serviço faz parte de uma iniciativa batizada de Ford Clean, que começa dia 11/05 sem prazo para terminar. Vai custar R$ 129 e inicialmente atenderá apenas veículos da marca.
“Vamos oferecer segurança e conforto para os clientes, criar um oásis dentro das concessionárias durante a Pandemia“, disse o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogélio Golfarb.
Segundo o executivo, toda a rede da marca assinou um contrato para obter a certificação referente à Ford Clean. Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul, afirma que essa certificação tem base em iniciativas adotadas no exterior e “é igual ou superior às normas do Ministério da Saúde e Anvisa”.
Cerca de metade dos 285 pontos de venda da marca estão funcionando hoje no Brasil, garante Vieira: “Varia a cada dia por conta das restrições em cada localidade, mas 95% das oficinas, um serviço essencial, estão atendendo”.
Na prática, diz Golfarb, quem entrar numa concessionária Ford a partir da semana que vem deve encontrar funcionários usando máscaras ou mesmo protetores plásticos no rosto, mesas espaçadas, recipientes com álcool em gel mesmo no interior dos carros.
Não haverá cumprimentos físicos. Se o cliente que chegar não estiver usando máscara, receberá uma. Será possível entrar nos carros, onde também haverá material para assepsia, segundo o executivo.
O veículo será higienizado depois que o interessado sair de seu interior, e duas vezes ao dia como padrão, mesmo se não for visitado.
Internamente, afirma o executivo, os funcionários deverão seguir vários procedimentos, como o não compartilhamento de objetos, como canetas, calculadoras, telefones e computadores.
Cadeiras foram retiradas para que reuniões comportem menos pessoas. Carros que chegam para manutenção serão higienizados nas superfícies de trabalho dos profissionais da oficina.
Na entrega na concessionária ou na residência, 15 pontos do veículo – incluindo as chaves – passarão por Higienização diante do cliente. Aqui Golfarb chama a atenção para a Desinfecção, novo serviço que passa a ser oferecido dentro do Ford Clean.
“Esse procedimento usa os mesmos produtos adotados em salas de cirurgia e locais vulneráveis a doenças infecciosas. Objetivo é oferecer paz de espírito para quem quer, precisa ou prefere ir à Concessionária”.
Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviços ao Cliente da Ford América do Sul, afirma que esse desinfetante teve a compatibilidade testada para cromados, plásticos, couro e pintura do carro.
Segundo ele, enquanto a higienização limpa sujeira e remove detritos, a desinfecção “elimina micro-organismos e agentes infecciosos”. O produto usado é o Peróxido Pronto Uso da 3M, que será borrifado em um pano de microfibra e aplicado em mais de 50 superfícies no carro e na chave.
“O produto não tem cheiro e é de baixa toxidade. Todo o serviço levará de 30 a 35 minutos pela necessidade de remoção do filtro de Ar-condicionado”, afirma Pereira.
O serviço de desinfecção será um opcional com preço sugerido de R$ 129. O Peróxido Pronto Uso não será vendido na rede Ford, e sua aplicação por enquanto está restrita aos modelos da marca.
“Ele foi testado para os materiais usados em veículos Ford, em exposição ao Sol e outras condições. Por isso agora não faremos a aplicação em modelos para os quais não temos homologação”, diz Pereira.
Golfarb afirma que a iniciativa Ford Clean é pioneira no mundo, e deve em seguida ser estendida para a Argentina.