Para quem é fã dos carros do tipo SUV, deve se lembrar da estreia do tão famoso Ecosport da Ford no ano de 2003. Considerado uma novidade na recente categoria deste tipo de modelo de carro no país, naquele ano o automóvel praticamente inaugurou esta nova era na qual foi líder absoluto de vendas embalado pela novidade e o desejo de milhares de consumidores ávidos em possuir um exemplar na garagem.
Entretanto, este ‘reinado’ durou somente até 2005, quando a maioria dos seus concorrentes praticamente inundou o mercado brasileiro com veículos na mesma categoria e de lá para cá, a febre dos SUVs praticamente explodiu em todo o país.
Em 2011, a Ford assistiu praticamente o seu modelo pioneiro ‘despencar’ no ranking nacional das vendas deste tipo de utilitário. Desde então, empresa teve que se reinventar e para não ficar para trás, ela foi obrigada a reformular todo o seu conceito no segmento dos SUVs, principalmente em relação aos similares das marcas importadas.
Neste sentido, um dos seus maiores concorrentes, o Honda HR-V, foi o responsável tanto pela brusca queda de vendas do EcoSport quanto a fonte de inspiração para a Ford partir para a remodelação do seu utilitário e incorporar novos conceitos e novidades para tentar fazer frente à concorrência de seu rival japonês.
Quais os principais diferenciais entre estes dois concorrentes de peso ?
A primeira diferença entre os dois principais concorrentes pode ser sentida, de início, logo no bolso. Enquanto o modelo brasileiro, o Freestyle Ecosport pode custar cerca de R$ 86.500 o seu concorrente, o Ex da Honda, chega a custar R$ 94.600
Os especialistas não perdoam e criticam o fato de que por um preço que pode chegar a quase R$ 100.000 o modelo da Honda oferece poucos itens de série em relação ao modelo da Ford.
Elas costumam dizer que a diferença de preço pode custear as revisões do Ecosport 9 em número de 3, além de conseguir bancar ainda o IPVA sobre o mesmo, numa cidade como São Paulo.
O modelo da Honda deixa de sobressair em relação ao modelo brasileiro ao oferecer mais novidades que possam conquistar o público brasileiro. Nele se sobressai apenas as rodas de liga leve tamanho 17 polegadas, o seu ar condicionado digital, o freio elétrico e a sua câmera de ré.
Ponto para o HR-V é os seu sistema de freio com disco nas quatro rodas, ao contrário do EcoSport, que ainda adota o velho conceito de freio a tambor nas rodas traseiras. Mesmo assim, quem entende da área ainda torce o nariz no quesito segurança para o modelo importado. Isto porque o exemplar da Ford se sobressai com seus setes airbags frontais e laterais.
Motor e Câmbio corrigido no novo modelo da Ford
Apostando na correção de um defeito que por muito tempo foi alvo de críticas por parte dos consumidores brasileiros, a Ford tratou de substituir o seu sistema de câmbio do tipo Powershift por um sistema convencional de transmissão automática.
O seu concorrente adota o sistema CVT, com a possibilidade de trocar de marcha através de comandos no volante.
A Ford adotou para seu modelo remodelado o motor 1.5 de três cilindros, do tipo Dragon. Ele possui uma potência de 137 CVs, contra o motor 1.8 da HR-V, com 134 CVs de força.
A diferença entre a performance de motores pode ser sentida na hora de encher o tanque. Enquanto o EcoSport se mostrou mais econômico na estrada, o modelo da Honda foi bem mais econômico na cidade.
Para maiores detalhes sobre as peculiariedades de cada modelo basta acessar assistir ao vídeo abaixo e conferir todos os detalhes para se decidir bem na hora da compra.