Depois de anunciar a versão aventureira do Ford Ka, a Ford também resolveu atribuir características de utilitário para outro carro de passeio da marca, dessa vez, o escolhido foi o Focus, que ganha duas novas configurações no mercado europeu a partir de 2019.
Sem perder o conforto na condução urbana, a Ford aceitou o desafio de trazer mais robustez ao modelo e transformá-lo também em um carro off-road. Batizado de Focus Active Wagon, o médio recebeu mudanças de suspensão, tal como no Ka.
Para isso, ganha novas barras estabilizadoras, molas e amortecedores, além de suspensão traseira independente. O Active também está 3,0 cm mais alto na dianteira e 3,4 cm na traseira.
As versões também recebem dois modos de condução adicionais: “Slippery” e “Trail” para maior aderência em pisos molhados, alterando o controle de tração e estabilidade. Ainda assim, elas não vem com tração integral.
A crescente onda de SUV’s na Europa inspirou a Ford, que já anunciou a interrupção na produção de carros de passeio no mercado norte-americano, a desenvolver um modelo que traga a versatilidade do segmento mais bem-sucedido da atualidade. Além da perua com traços de crossover, o Focus também passa a ter o hatch aventureiro Active.
“As vendas de SUV’s cresceram mais de 19% em outubro do ano passado e agora respondem por mais de um em cada cinco veículos Ford vendidos na Europa.” explica Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford da Europa. “Nossa família de modelos crossover oferece uma opção mais atraente para os clientes”.
Nas tecnologias de assistência ao motorista, os modelos seguem o padrão da recente geração do Focus apresentada no início do ano. Entre o elas, há o controle de cruzeiro adaptativo, Sistema de Iluminação dianteira adaptável, assistente de estacionamento ativo e o primeiro Head-up display em carros Ford na Europa.
O modelo chega com rodas de liga leve de 17 polegadas e também entre-eixos alongado em 5,0 cm em comparação com o Focus original. O Active também tem abertura e fechamento automático do porta-malas com sensor de chute por baixo do pára-choque traseiro, tal como no SUV premium BMW X3.
Sob o capô, as opções de motor são 4, sendo duas movidas a gasolina (1.0 EcoBoost turbo com injeção direta de 125 cv ou 1.5 EcoBoost de 150 cv) e duas propostas a diesel (1.5 EcoBlue de 125 cv ou pelo 2.0 EcoBlue de 150 cv). Os propulsores trabalham em conjunto de uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática de 8 velocidades.
Em termos de conectividade, os modelos Active chegam com o sistema de entretenimento SYNC 3 acoplado a uma tela sensível ao toque de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto e Wi-Fi a bordo para até 10 dispositivos.