Forte terremoto atinge o Nepal e Tibete e deixa 126 mortos

Até o momento as autoridades registraram mais de 200 feridos

Um forte terremoto de magnitude de 7,1 graus atingiu na manhã desta terça-feira (07), o Nepal e o Tibete, deixando para trás um rastro de destruição e de vítimas. O número de mortos e feridos pode aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das autoridades locais, com base nos dados do serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o tremor foi relativamente raso, a uma profundidade de 10 km, e com o epicentro sido localizado a cerca de 75 km ao Norte do Monte Everest.

Fonte: USGS

Segundo informações das autoridades do Nepal e do Tibete, até o momento o abalo sísmico deixou 126 mortos e mais de 200 feridos.

Equipes de resgate já foram mobilizadas e enviadas para as áreas mais atingidas. A prioridade das equipes é a de procurar sobreviventes.

Os abalos sísmicos também foram sentidos na China, porém os danos foram mínimos e não houve vítimas.

A região onde fica localizado o Monte Everest é sismicamente ativa, onde ocorrem dilatação e movimentação das placas tectônicas. Essas placas costumam se movimentar e se chocar, provocando elevações nas montanhas do Himalaia, podendo alterar a altura dos picos mais altos do mundo.

Regiões próximas, como a Índia e a Eurásia, também sentiram abalos sísmicos, porém os mesmos foram fracos e quase imperceptíveis. Não há relatos de vítimas e/ou danos nessas duas áreas.

As autoridades do Nepal e do Tibete informaram que ao menos 1.200 moradias foram danificadas pelos tremores, e que 2.300 pessoas estão sem energia elétrica.

Na capital do Nepal, Kathmandu, o terremoto acordou os moradores, que assustados saíram correndo em direção as ruas. Muitos permanecem foram de suas casas, temerosos por possíveis desabamentos.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo