Criada no primeiro trimestre de 2016, a Franquia de Precatórios já possui mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil. A empresa trabalha a compra destes títulos, a vasta oferta deles na Região Sul justifica o foco nesta localidade. Estes estados compõe o Tribunal Regional Federal -TRF – da 4ª Região. A expectativa da franqueadora é movimentar R$1mi por estado em 2017.
Precatórios são dívidas judiciais da união. A demora do governo em honrar com suas dívidas criou um mercado lucrativo para investidores. É neste cenário que a empresa atua. O franqueado procura detentores de precatórios e negocia a venda. A franqueadora fica responsável pela auditoria jurídica e por encontrar um comprador.
“É uma opção de negócio que facilita a vida de todos. O detentor do precatório vende o título para ter acesso mais rápido ao dinheiro, mesmo que com algum deságio. O investidor ganha com o retorno de seu investimento quando o título for pago pelo governo”, comenta Marcos Rozzato, sócio diretor da Franquia de Precatórios.
O franqueado lucra na negociação, é destinado a ele 5% do valor líquido da venda do precatório. A empresa calcula a abertura de três unidades por estado na região Sul, e prevê completar essas vagas até março de 2017.
“Já estamos com dois contratos fechados em Santa Catarina, com início da operação prevista para março de 2017”, finaliza Marcos.
Sobre a Franquia de Precatórios
Criada no primeiro trimestre de 2016, a Franquia de Precatórios tem sede em São Paulo (SP). O negócio tem como base a equipe composta pelos profissionais e especialistas da Sociedade São Paulo de Investimentos.
Sua lógica de mercado consiste na negociação e compra de precatórios a valores competitivos e passíveis de investimentos futuros.
Ficha técnica
Capital Inicial: R$ 6.000,00
Capital de giro: R$ 1.000,00
Taxa de franquia: R$ 5.000,00
Tipo de negócio: Franquia de compra de precatório federal
Ano de fundação: 2002
Ano de fundação do franchising: 2015
Número de unidades próprias: 1
Número de unidades totais (em operação + contratos fechados): 30
Royalties: 6 parcelas quadrimestrais de R$1 mil mais 5% sobre o faturamento mensal.
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento mensal
Faturamento médio da unidade: R$ 15 mil ao mês
Rentabilidade média da unidade: 35%
Prazo médio para retorno: 6 meses