A intensa frente feria que atingiu o Mato Grosso do Sul entre a noite de terça-feira (13) e a madrugada de quarta-feira (14) causou a morte de pelo menos mil cabeças de gado, e fez com que os produtores rurais tivessem um prejuízo estimado em R$ 3 milhões.
As mortes dos animais ocorreram principalmente na Região de Nhecolândia, no Pantanal Sul-Mato-Grossense. Em Corumbá, por exemplo, os termômetros registraram 11º C, com sensação térmica de 9º C.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) enviou equipes para a região e constatou que em algumas propriedades, o gado estava solto nos pastos, ao invés de estarem juntos em um galpão, protegido das intempéries e do frio.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na madrugada desta sexta-feira (16), os termômetros registraram mínimas de 8º C em algumas cidades de Mato Grosso do Sul.
Segundo o diretor do IAGRO, Daniel Ingold, as temperaturas registradas essa semana foram as mais baixas deste ano.
“Foram as temperaturas registradas mais baixas desse ano. E hoje é possível que ocorram mais mortes“, disse Daniel Ingold.
Ainda em Corumbá, 25 bezerros foram encontrados mortos em uma propriedade rural, em decorrência do frio intenso. O prejuízo foi calculado em R$ 40 mil.
A previsão para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, sujeito as chuvas e trovoadas em algumas regiões do Estado. A frente fria deve perder força e as temperaturas devem apresentar um ligeiro aumento.
Com informações da Assessoria de Comunicação do IAGRO e INMET