Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul contará com uma programação extensa durante a 11ª Primavera de Museus, ação conjunta que acontece de 19 a 25 de setembro de 2022 em todo o país. As atividades são totalmente gratuitas.
“Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.
Neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país.
Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações. Que sejam dadas as oportunidades de escuta e contação de tantas outras histórias.
Aqui no Estado a ação é organizada pelo Sistema Estadual de Museus, vinculado à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Conta com parcerias como o Iphan, Museu das Culturas Dom Bosco, Casa da Ciência da UFMS, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia da UFMS, Biblioteca Pública Isaías Paim.
A abertura oficial acontece no dia 19 de setembro, às 16 horas, no Auditório do Museu da Imagem e do Som, com a palestra “Mato Grosso do Sul e o Potal do Bicentenário da Independência”, com a Professora Doutora Dilza Pôrto Gonçalves (UFMS). O MIS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, no Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho.