Furacão Beryl deve atingir a Jamaica nesta quarta-feira (03)

O fenômeno climático, considerado como sendo extremamente catastrófico, vem avançando pelo Caribe e atingindo grande intensidade, podendo atingir o país caribenho com ventos de até 260 km/h.

O Furacão ‘Beryl”, que se formou no Mar do Caribe, entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, deve atingir a Jamaica nesta quarta-feira (03), com chuvas torrenciais e ventos de até 260k/h. As autoridades locais determinaram a evacuação de moradores dos litorais das ilhas que compõem o arquipélago.

Imagem de satélite divulgado hoje (02) pelo NOAA mostra o Furacão ‘Beryl’ avançando pelo Caribe – Foto: CSU/CIRA e NOAA via Reuters

De acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC – sigla em inglês), o furacão atingiu a categoria 5 a mais alta na escala de medidas ‘Saffir-Simpson. O fenômeno climático está sendo considerado catastrófico e extremamente perigoso.

A expectativa das autoridades norte-americanas e jamaicana é a de que o furacão atrevesse a Jamaica amanhã, e que siga em direção a costa do México. Nos próximos dias, porém, o furacão deve perder força e se transformarem uma forte tempestade. Foram emitidos alertas para as Ilhas Cayman, Belize e cidades localizadas no Sudoeste do México.

Há risco de alagamentos e inundações, deslizamentos de terra, danos na infraestrutura de algumas cidades e, sobretudo, de possíveis vítimas.

O Furacão ‘Beryl’ começou a se formar no dia 25 de junho, como uma instabilidade climática na atmosfera. Porém, nas próximas horas foi ganhando força e se transformou em uma forte tempestade.

No dia 28 de junho, a tempestade ganhou força e seguiu em direção ao Caribe, colocando vários países em alerta. Em seguida, se transformou em uma tempestade tropical, com ventos de até 56 km/h.

No dia 30 de junho, as autoridades classificaram o fenômeno climático como furacão de categoria 3, mas no dia seguinte o classificaram como sendo de categoria 4, com alerta de extremo perigo.

No dia 1º de julho, o Furacão foi denominado de ‘Beryl’ e classificado como sendo de categoria 5, o mais alto na escala.

Segundo dados do NHC, a temperada de furacões no Caribe e na Costa dos EUA vai de junho a novembro, e os fenômenos climáticos costumam ser devastadores.

Especialistas acredita que o ‘Beryl’ ganhou essa proporção em tão pouco tempo devido ao aumento da temperatura dos Oceanos Atlântico e Pacífico. O aumento da temperatura foi de 3º C.

Lembrando que no fim de maio deste ano, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), já havia alertado para a temporada de furacões na região do Caribe, e que os mesmos deveriam ser de categoria entre 3 a 4.

Com informações das Agências Reuters, Associated Press e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo