De acordo com um estudo, um em cada três carros novos vendidos no mundo será produzido na China até 2030. No Brasil, a situação não deve ser muito diferente. Isso porque outra fabricante chinesa acaba de anunciar sua chegada por aqui. Trata-se da GAC, que ainda informou que pretende investir US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões em conversão direta) no país nos próximos cinco anos.
O anúncio foi feito por Feng Xingya, presidente do GAC Group, em Pequim (China) durante uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin. “Nos próximos cinco anos, a GAC, juntamente com sua cadeia de suprimentos, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição”, disse Feng.
Até o momento, a fabricante não informou a data de início da operação e também não disse onde planeja estabelecer a sua fábrica. No entanto, deixou claro que produz “carros a gasolina, elétricos, híbridos completos e híbridos plug-in”.
Ainda assim, a GAC não deu pistas sobre quais carros serão vendidos ou fabricados no Brasil. Mas a lista de opções é bem grande. Afinal, a marca tem 17 modelos diferentes no portfólio. O que pode ser uma base para o mercado brasileiro é a chegada da marca na Costa Rica. Por lá, a operação começou com três SUVs (GS3, GS4 e GS8) e com uma minivan (M6 Pro).
O GAC GS3, por exemplo, tem visual semelhante ao novo Peugeot 2008 e foi mostrado no Salão do Automóvel de Guangzhou, em 2022. O SUV tem 4,41 metros de comprimento e é equipado com motor 1.5 turbo de 137 cv e 20 kgfm de torque. A transmissão é de dupla embreagem e sete marchas.
Apesar de não ser conhecida no Brasil, a GAC possui joint ventures com Honda e Toyota. Além disso, foi a quinta maior fabricante de automóveis da China em 2023 com 2,5 milhões de carros. Com a expansão para outros mercados, a chinesa pretende superar a venda de 4,75 milhões até 2030.
Vale lembrar que a GAC não é a primeira chinesa a investir no Brasil. Afinal, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões no país e até já começou as obras em sua fábrica de Camaçari (Bahia), que era da Ford. A GWM também está investindo R$ 10 bilhões no complexo de Iracemápolis (SP) e o Haval H6 será o primeiro carro nacional da marca. Para finalizar, a Foton ainda planeja uma fábrica no Brasil para produzir uma picape híbrida.