De 4 a 6 de março acontece a ITB Berlim, maior feira da indústria do turismo mundial. O evento internacional exclusivamente B2B, realizado no Messe Berlin ExpoCenter na capital alemã, terá o slogan “O Mundo das Viagens Vive Aqui” com a promessa de ser o mais importante do ano de 2025 para a indústria e de envolver toda a cadeia de valor do turismo.

Foto: Arquivo ITB Berlim
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), Bruno Wendling, tanto o mercado alemão quanto todo o mercado europeu são importantes para Mato Grosso do Sul. “Lá teremos a oportunidade de encontrar muitos fornecedores e operadores, então uma feira de muito relacionamento. Além disso MS sempre leva ativações, como o cooking show da Rota Gastronômica Pantaneira, fortalecendo a imagem do Pantanal. Teremos também reuniões importantes com a Embratur para decidir as próximas ações e de fortalecimento de ações em conjunto no mercado turístico e claro, temos reuniões agendadas com fornecedores de soluções para ao Estado e operadores emissivos para apoiar a diversificação da nossa oferta na prateleira desses operadores, além de fazer o atendimento do público em geral. Então sempre temos uma ótima expectativa nessa feira tradicional para o MS”.
No dia 04 de março, às 13h30 o estande da Embratur será palco do Cooking Show de MS, comandado pelo Chef Paulo Machado. A iniciativa promoverá a Rota Gastronômica Pantaneira – Edição Águas, reforçando a presença de Mato Grosso do Sul no mercado europeu. E durante todos os dias, a Fundtur MS terá um posto de trabalho no estande Brasil, da Embratur, para atendimentos e reuniões.

Cooking Show da Rota Gastronômica Pantaneira com o chef Paulo Machado (Foto: @visitmsoficial)
“O grande objetivo da Rota Gastronômica Pantaneira, muito mais do que mostrar os sabores do MS, é fortalecer a identidade do Pantanal e agregar valor ao destino que já é reconhecido internacionalmente. Nos últimos anos a gente tem contado, por meio da gastronomia, sobre a cultura da gente pantaneira e mostrado que o diferencial do pantanal não é só a observação da fauna e flora, mas também a imersão na cultura pantaneira. A gastronomia é um elemento que faz com que esse mergulho na cultura de um local seja possível, reitera Wendling.
Em 2025 a ITB contará com um número recorde de expositores internacionais com 165 países participantes, refletindo a recuperação do setor. Para mais informações, acesse o site www.itb.com.
Mercado Europeu em MS
Conforme dados do Observatório e Turismo de Bonito de 2024, dos turistas europeus que mais visitaram o destino naquele ano, os alemães foram o 2º maior público. Os Holandeses aparecem em 1º, os franceses em 3º e ingleses em 4º lugar. E no Pantanal, de acordo com a plataforma de dados ‘Alumia’ (https://alumia.tur.br), a Alemanha é o segundo país europeu que mais visitou a região por via terrestre.