Oferecer informações precisas sobre o solo para construções de estradas, ferrovias e até mesmo edifícios. Nascia desta premissa a ideia do Maps, uma espécie de “Google Maps do solo”, criado pela brasileira Suporte Sondagens e que promete revolucionar o mercado de infraestrutura no país. O sistema auxilia na capacidade de “prever” possíveis deslizamentos de terra em estradas, economizar milhões em construções e diminuir o impacto ambiental das obras.
“A sondagem de solo é um requisito fundamental antes de qualquer construção, mas infelizmente, em muitos casos, fica relegada a segundo plano. As informações, no entanto, são fundamentais para subsidiar projetos e por consequência designar o valor final de uma obra, por exemplo”, explica Maurício Malanconi, fundador da empresa.
Na prática, o sistema tecnológico tem como meta facilitar a busca por informações referentes a sondagem de solo realizada em cada um dos pontos de uma obra.
“Vamos citar como exemplo a construção de uma estrada. Em alguns casos são feitos furos de 20 em 20 metros, nas quais são extraídas amostras de solo que vão determinar, em laboratório, a resistência daquele terreno. Essas informações constam em relatórios, mas em muitos casos ficam perdidos em papeis ou digitalizados de forma desordenada”, analisa o engenheiro.
No Maps, os dados são disponibilizados na base de dados do Google, possibilitando que o cliente enxergue, do próprio computador, a área exata da sondagem realizada e todas as suas informações com um simples clique.
“Esses dados podem ser cruzados com índices de pluviometria presentes nas estradas. A resistência do solo à água é um dos dados que a empresa oferece. Quando esses estudos são analisados por um profissional de geotecnia é possível oferecer informações precisas sobre o risco de deslizamento em um ponto específico de um local”, analisa Maurício.
Além dos dados, o sistema também acompanha todo processo de sondagem de forma online. Muitas das sondagens apresentam informações imprecisas em virtude de um serviço mal feito. No Maps, não só os dados finais são cadastrados, mas todas as informações relacionadas à execução do serviço.
“As áreas são monitoradas online, por um smartphone utilizado pelo próprio profissional que executa a perfuração. São divulgadas fotos do local hora a hora, praticamente eliminando a probabilidade de fraude na execução da perfuração”, finaliza Maurício.
Sobre
Nascida em março de 2011, a Suporte e Sondagens é uma empresa formada por engenheiros, geólogos e técnicos que surgiu como solução para construtoras, projetistas, concessionários e órgãos públicos para a execução de sondagens, estudos geotécnicos e no controle tecnológico de obras.
Sediada na cidade de São Paulo, a empresa atende algumas das mais reconhecidas companhias de infraestrutura do Brasil. Entre elas CCR e EcoRodovias.