Consolidado como o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 10° edição. Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a iniciativa de músicos eruditos, bem como de instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento acontece de 24 a 31 de novembro em Campo Grande. O interior também será contemplado nas cidades de Corumbá, Bonito, Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes.
O lançamento da programação 2016 acontece no dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), tendo como atrações Quarteto Toccata, Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e do Grupo de Incentivo a Cidadania Viver Bem, além da Filarmônica Jovem do Pantanal e da estreia da Orquestra de Violoncelos de Campo Grande.
Para o maestro Eduardo Martinelli, diretor geral e artístico do festival, o que se pode destacar desse ano é o fato de se ter chegado a 10° Edição e o crescimento do projeto, inicialmente, voltado a um público específico como acadêmicos do curso de música e profissionais da área. “Começamos em um teatro pequeno para cerca de 250 pessoas e já nas primeiras edições fomos surpreendidos com muitas pessoas a procura dos concertos, o que nos levou ao Teatro Glauce Rocha que tem mais de 700 lugares”, destacou.
A aceitação do público resulta do caráter eclético do festival, que ao longo dos anos promoveu diversos “encontros”. Da música clássica com a música latina, regional, infantil e folclórica. “Tivemos a viola caipira, a viola de cocho, interação com audiovisual, o steel drums e harpa paraguaia”, diz Martinelli, citando algumas das inúmeras atrações mais populares que estiveram no Encontro, como Soluna Garnes, de Trinidad e Tobago, que tocou steel drum (tambor de aço), o violeiro Ivan Vilela (SP), a Orquestra Folclórica de Assunção do maestro Papí Galán e a sempre encantadora participação das crianças seja em corais ou em apresentações de orquestras de projetos sociais.
Todas essas atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita. No palco já estiveram grandes nomes do cenário nacional e internacional como Bernardo Bessler e Emmanuele Baldini (violinos), o argentino Eduardo Isaac (violão), Fábio Zanon (violão) e a pianista e cravista Regina Schlochauer. “Fui buscar o cravo no meu próprio carro em Santos”, conta o maestro, ressaltando como esse festival é feito por muitas pessoas que nunca pouparam esforços para que ele fosse realizado.
Desde 2014, o Festival passou a acontecer também em cidades do interior, por onde passam a estrada de ferro de Três Lagoas a Corumbá. “Nosso objetivo é consolidar e fortalecer essas atividades no interior. Queremos que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer a música de concerto”, comentou Jardel Vinicius, coordenador do projeto, já vislumbrando as próximas edições.
SERVIÇO – Encontro com a Música Clássica, dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, MARCO (Museu de Arte Contemporânea), Rua Antônio Maria Coelho, 600. Entrada Gratuita.
Programação:
24 e 25 de Outubro / segunda e terça-feira
9h às 11h Ensaio aberto Jorge Geraldo e Petar Krastanov e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (OSMCG)
Centro Municipal de Música (Rua Rui Barbosa, 703)
14h às 17h Ensaio aberto Iso Fischer e OSMCG / Mezzo Soprano Daniele Oliveira e OSMCG Centro Municipal de Música (Rua Rui Barbosa, 703)
26 de Outubro / quarta feira
11h às 13h Ensaio aberto Iso Fischer e OSMCG / Soprano Daniele Oliveira e OSMCG
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
20h Concerto Daniele Oliveira Mezzo Soprano e
OSMCG – Regência Eduardo Martinelli
Jorge Geraldo e OSMCG – Concerto saxofone e Orquestra de Glazunov Regência Eduardo Martinelli Iso Fischer e OSMCG – Obras de Iso Fischer Regência Rodrigo Faleiros
Orquestra Infantil Grupo Zahran
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
27 de Outubro / quinta-feira
14h às 18h Ensaio Aberto Illvminata – Daniele
Oliveira (PR) e OSMCG
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
20h Camerata Viver Bem e Jardel Vinicius Tartari
– Show Fronteiras de MS
Ilvminata (PR) – Música Medieval do Séc. XI e XV
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
28 de Outubro / sexta-feira
10h às 13h Ensaio Aberto Mario Marques (SP) e
OSMCG
Arnaldo Savegnago e Quinteto Musiart (RS) e
OSMCG
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
20h Mario Marques (SP) e OSMCG Estreia concerto para Clarone e Orquestra de Frederico Zimmermann Aranha
Arnaldo Sevegnago e Quinteto Musiart e OSMCG
Regência de Thais Costa
Orquestra Indígena do Grupo Zahran
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
29 de Outubro / Sábado
15h às 17h Ensaio Aberto Quarteto Camburi (ES)
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
20h Quarteto Camburi
Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues
Quinteto de Sopro Meridional
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
30 de Outubro / Domingo
10h às 13h Ensaio aberto Petar Krastanov (Bulgária) e OSMCG / Regina Schlochauer e OSMCG
Teatro Glauce Rocha (UFMS)
20h Petar Krastanov (Bulgária-BR) e OSMCG Quatro Estações – Antônio Vivaldi
Regente Helder Trefzger
Regina Schlochauer e OSMCG Concerto para piano e orquestra em Dm de Carl Philipp Emanuel Bach Teatro Glauce Rocha (UFMS)
31 de Outubro / Segunda
17h às 19h Ensaio Aberto Banda Sinfônica UFMS e
Camerata de Madeiras Dedilhadas
20h Banda Sinfônica UFMS e Camerata de Madeiras Dedilhadas Homenagem a Villa Lobos Teatro Glauce Rocha (UFMS)