GT Sprint Race Special Edition: retorno ao traçado gaúcho impõe desafio extra aos pilotos

Circuito de Tarumã, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, requer um equipamento equilibrado e muita precisão dos competidores em busca dos pontos na segunda etapa do evento

A GT Sprint Race Special Edition em Tarumã terá três corridas (Luciano Santos/SiGCom)

Os pilotos chegam à segunda etapa da GT Sprint Race Special Edition, nos próximos dias 13 a 15 de agosto, no circuito gaúcho de Tarumã, localizado a 50 quilômetros da capital gaúcha, com otimismo e carros competitivos. A prova promete ser muito técnica e vai exigir boa estratégia para o treino classificatório que contará pontos e as três corridas do final de semana.

Além disso, serão 86 pontos em jogo na tabela de classificação do torneio nas categorias PRO, AM e PROAM, a tomada de tempos vale 25 pontos ao pole, a primeira e a segunda corrida recebem uma bonificação, 18 pontos cada, e embate final serão mais 25 pontos.

O Autódromo Internacional de Tarumã (AIT), localizado em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, na Estrada Capitão Gentil Machado, de Godoy, 5905, é um dos mais tradicionais circuitos do país. Sua pista tem extensão total de 3.039 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada “Curva do Tala-Larga”, que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos.

A principal característica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos. A área da pista (boxes e estacionamento) é de aproximadamente 35 mil m².

O classificatório com a definição do grid de largada será no sábado, 14/08 (Luciano Santos/SiGCom)

AS MÁQUINAS

Tarumã receberá pela terceira vez o campeonato da GT Sprint Race. Os dois modelos das temporadas 2020 e 2021 mantiveram o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores da competição, o qual o piloto fica sentado no meio do carro. O chassi é tubular de aço inox e peso total de 1.000 kg. O motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40 kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação Argentina, marca doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads.

Já na parte eletrônica, passaram a usar o modelo GT Attack, onde o piloto tem todas as informações técnicas do carro no volante, as quais facilitarão muito o entendimento dos sinais vitais do motor, evita possíveis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda maior com relação ao equilíbrio de todos os carros. Já na parte da suspensão, todas elas são independentes, através de duplo triângulo e push rods.

Os GTs são compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, super conceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta). Os novos modelos contam com dimensões semelhantes aos carros originais de fábrica.

O calendário da GT Sprint Race 2021 conta com nove etapas e 21 corridas (Luciano Santos/SiGCom)

As nove etapas que compõem o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada), – Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Palmeira (PR) e duas em Curitiba (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã (RS) e Potenza (MG) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

Todas as corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo para todo o país pelo YouTube, no canal oficial da categoria (youtube.com/gtsprintrace) e no programa Acelerados (youtube.com/acelerados), no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV). A geração de imagens é da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond, Gold Springs e Graxa.

Os treinos oficiais em Tarumã terão início na sexta-feira, 13 de agosto (Luciano Santos/SiGCom)

Programação GT Sprint Race | Special Edition – Etapa Tarumã (RS)

Sexta-feira, 13 de agosto

12h30 às 13h15 – GT Sprint Race – Treino extra

14h55 às 15h40 – Treino oficial 1

Sábado, 14 de agosto

09h00 às 09h45 – Treino oficial 2

13h00 às 13h30 – Treino classificatório

16h05 – Corrida 1

Domingo, 15 de agosto

09h20 – Corrida 2

12h30 – Corrida 3

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (Brasil/#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo