A Honda ficou famosa com seu robô Asimo, mas décadas antes da máquina humanóide impressionar o mundo, a Ford já fazia exibições com Freddie, seu autômato promocional.
A máquina era feita com peças de diversos carros da marca, como o Granada, Thunderbird e Mustang. No começo Freddie participava de caravanas da marca que atravessavam os Estados Unidos para divulgar os modelos e futuras tecnologias – para concorrer com a famosa Motorama da GM.
Freddie, que era uma espécie de robô pré-histórico, usava pinças de freio como mãos, cárter de V8 para os pés e lanternas de Mustang como olhos.
A tecnologia da época limitava seus recursos, mas a Ford conseguiu incluir, em versões mais modernas do Freddie, frases pré-gravadas quando o público apertava um de seus botões.
As gravações envolviam a divulgação de recursos ou modelos do grupo, exaltando, por exemplo, a eficiência dos freios a disco ou a necessidade de “só” trocar o óleo a cada 6 meses – a metade do prazo recomendado para carros modernos.
O autômato tinha 2,74 metros de altura e chegou até a ser “assistente” de shows de mágica feitos pela carretada da Ford.
A empresa ainda guarda uma unidade 1982 do Freddie, exposta na sede da empresa em Dearborn, no estado de Michigan.