Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pilotado pelo Coronel Mauro Tadeu, do Corpo de Bombeiros do Pará, caiu na noite dessa segunda-feira (30) na Região do Pantanal, causando a morte do militar. As causas do acidente ainda serão investigadas.
De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Pará, a aeronave realizava operações de combate a focos de incêndio no Pantanal, tendo a queda ocorrido por volta das 21h45min (horário de Brasília).
A bordo da aeronave era para estar mais integrantes da equipe, mas a tripulação, com exceção do piloto, não estava a bordo do helicóptero.
A aeronave despareceu do radar entre as 18h e às 23h de ontem e somente foi localizada na madrugada desta terça-feira (1º). Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para o local do acidente, que foi isolado.
O corpo do militar foi localizado e resgatado e, posteriormente, enviado para o Instituto Médico Legal (IML).
Testemunhas disseram que o piloto realizava trabalhos de combate às chamas que ainda devastam o Pantanal, e que o acidente ocorreu quando a aeronave fazia uma manobra para pegar água em um rio.
Em nota, o Ibama lamentou o ocorrido e se solidarizou-se com os familiares da vítima. O helicóptero, modelo Bell BH06 Long Ranger, estava com a documentação e a manutenção em dia.
A tripulação estava em solo, com exceção do piloto, por essa razão a localização dos destroços ocorreu rapidamente.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/PA