Curiosidades da história e da cultura de Corumbá (MS) sob a ótica dos próprios moradores serão registradas em um museu que poderá ser acessado pela internet. O projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é desenvolvido em Corumbá (MS) com a participação de profissionais da rede municipal de ensino e alunos. A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que já realizou o projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC), Xambioá (TO) e Fercal (DF).
O lançamento do Museu da Pessoa em Corumbá foi feito em um ano marcante para o município, que em 2018 completou 240 anos. A cidade também foi contemplada neste ano, em comemoração aos 100 anos do Grupo Votorantim, pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE tem como objetivo estimular melhorias na educação pública, por meio de consultorias e formação para os profissionais da rede municipal, além de mobilização social para engajar a comunidade a participar de transformações em prol de uma educação de melhor qualidade.
“A Votorantim Cimentos sempre está atenta às necessidades das comunidades em que atua, e realiza iniciativas sólidas que contribuem para mudar a vida das pessoas. O lançamento do Museu da Pessoa e do PVE, portanto, reforça o quanto estamos comprometidos com o desenvolvimento duradouro de Corumbá, de forma sustentável”, afirmou Fernanda Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos.
Museu de histórias de vida – Para levantar as histórias dos moradores de Corumbá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram oficinas com a participação de 36 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, coordenadores e gestores escolares. Na 4ª oficina, realizada no dia 27 de setembro, na Escola Municipal Barão do Rio Branco, os profissionais apresentaram as sinopses e roteiros das histórias, as autorizações de uso de imagem e o cadastro dos 24 moradores entrevistados.
As entrevistas foram feitas pelos alunos da rede municipal, com supervisão dos profissionais da educação, e gravadas em vídeo. Os estudantes também produziram textos e desenhos dos entrevistados. Os registros serão posteriormente disponibilizados no Museu da Pessoa, para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site: www.museudapessoa.net. As histórias de vida também serão publicadas em um livro didático, que será distribuído nas escolas públicas e servirá de suporte para os professores realizarem atividades em sala de aula.
A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Moura, salienta a boa receptividade do projeto no município: “Este projeto estimulado pela Votorantim Cimentos permite eternizarmos nossas histórias e a nossa cultura. Todas as pessoas envolvidas estão bastante felizes em serem protagonistas da construção deste museu que poderá ser acessado por muitas gerações. Além disso, o projeto contribui ainda mais para a formação dos alunos, somando esforços para incentivar o interesse pela leitura, já que o projeto também conta com a produção de um livro de histórias”, disse.
Sobre o Museu da Pessoa
Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/