O Honda HR-V passou pela primeira e muito discreta mudança no visual aqui no Brasil. Com as novidades, vieram também preços novos e mais salgados. A partir de agora, o SUV é vendido na versão inicial por R$ 92.500, passando por R$ 98.700 na versão intermediária e chegando a R$ 108.500. Ou seja: a versão inicial ficou R$ 2.300 mais cara, seguida por um aumento de R$ 1.600 na intermediária e de R$ 3 mil na topo de linha.
Presentes desde o básico LX, os retoques alinharam o HR-V ao estilo adotado no exterior — a começar pelos faróis sublinhados por LEDs de rodagem diurna e dotados de canhões para as luzes baixas. Responsável pelo aumento no comprimento (4,33 metros contra 4,29 m), o para-choque ganhou entradas de ar falsas maiores e novas luzes de neblina.
O único ponto de estranheza foi a grade cromada, que poderia ser mais projetada em nome da agressividade. A peça do HR-V não tem o mesmo estilo tridimensional dos demais Honda. Tímido em uma comparação, o perfil se diferencia apenas pelas novas rodas com aros diamantados sobre fundo escuro.
Continuando a volta de 360 graus em direção à traseira, as lanternas têm filetes de LED parecidos com os da antiga Touring, mas com elementos diferentes e parte inferior escurecida. Entre as novidades visuais está a nova cor vista nas fotos, chamada de Azul Cósmico metálico — o marrom foi descontinuado.
Por ora, só foi apresentado o modelo EXL e nenhum deles tem preço definido. A top de linha Touring será revelada posteriormente e tem mudanças que incluem os faróis inteiramente de LEDs. Aparentemente nem ela terá o 1.5 Turbo do Civic; o motor 1.8 aspirado de 139/140 cv foi mantido.
Por dentro, o console flutuante vem no tom preto piano e, abaixo dele, a entrada HDMI foi suprimida para dar lugar a mais uma USB no EXL. A central multimídia sensível ao toque passa a ter compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Já o LX e o EX têm sistema de som convencional de 5″.
Os bancos ganharam apoios mais elevados para as coxas, coisa de 1,5 cm para impedir que o corpo escorregue para a frente. Da mesma maneira, as abas laterais são maiores e envolventes. Os revestimentos mudaram e têm mais requinte com costuras aparentes.
Se não mudou o 1.8, a Honda alterou o câmbio CVT. Mais bem escalonadas, as marchas virtuais agora mantêm o giro lá em cima por menos tempo no automático para melhorar a suavidade. Como o torque máximo chega tarde (5.000 rpm), qualquer mudança para evitar que o motor grite agudamente é bem-vinda. Se você quiser, há passagens manuais por borboletas.
A suspensão foi igualmente revisada e passou a usar amortecedores com batente hidráulico, daqueles que não dão trancos de final de curso com facilidade. O cuidado com o conforto se repete na instalação de mais materiais capazes de absorver o som na parede corta-fogo (entre o motor e a cabine), no assoalho, no piso do porta-malas e nas portas.
O senão é que tais mudanças só valem do EXL para cima. A configuração ganhou airbags do tipo cortina, antes restritos ao Touring. A lista de série inclui ainda ar-condicionado digital, revestimentos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente e acendimento automático dos faróis, entre outros equipamentos.
Versões e preços do Honda HR-V:
Honda HR-V LX: R$ 92.500
Honda HR-V EX: R$ 98.700
Honda HR-V EXL: R$ 108.500