A décima geração do Honda Accord já tem data para chegar ao Brasil. Segundo fontes ligadas à fabricante, o sedã será lançado no 2º semestre de 2018, importado dos Estados Unidos. Ainda não há detalhes sobre qual será a versão disponível no país e quanto irá custar – o valor deve ser definido somente depois que o governo finalmente anunciar o novo regime automotivo.
Nos EUA, o Accord está disponível com duas motorizações. A mais básica é a 1.5 16V turbo, o mesmo do Civic, que gera 194 cv e 26,5 kgfm de torque entre 1.600 rpm e 5.000 rpm, acoplado ao câmbio CVT. A variante topo de linha usa o 2.0 16V turbo de 255 cv e 37,7 kgfm entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, uma modificação do motor usado no Civic Type R e que aposenta o V6. Nada de CVT, este trabalha com uma transmissão automática convencional de 10 marchas.
No quesito design, bebeu da mesma fonte que o Civic. As lanternas traseiras formam desenho em V e a grade dianteira segue a identidade visual da marca. Destaque é o teto, que tem caimento bem longo e dá aspecto de cupê. Ficou entre 50 kg e 80 kg mais leve, graças à nova plataforma. O entre-eixos ficou 5,5 centímetros mais longo, alcançando os 2,82 metros, enquanto o comprimento reduziu 1 cm, para 4,8 m.
O interior também é bem próximo ao do Civic. Muda a central multimídia, que usa o estilo de tela flutuante, e o painel de instrumentos formado por uma tela de LCD. Como a foto deixa claro, não há uma alavanca de câmbio, pois a seleção da marcha é feita por botões no console central. Vem com ainda mais tecnologias. Conta com head-up display, carregamento de celular sem fio, controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas, assistente de faixa, frenagem automática de emergência e outros sistemas de segurança.
Hoje, o Honda Accord é vendido no Brasil em versão única, por R$ 162.500. É equipado com o motor 3.5 V6 de 280 cv a 6.200 rpm e 34,6 kgfm de torque a 4.900 rpm, em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas.