Horário de Verão termina oficialmente à 0h deste domingo (19/02)

Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

O Horário de Verão terminará oficialmente na madrugada deste domingo (19/02), por volta das 00h01min (horário de Brasília). Os relógios devem ser atrasados em uma hora nos Estados que ficam localizados nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os Estados que deverão atrasar os relógios em uma hora são: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) Paraná (PR), São Paulo, (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul, (MS) e Mato Grosso (MT).

A medida entrou oficialmente em vigor em outubro de 2016, com o objetivo de aproveitar melhor a luz do Sol e, sobretudo, conscientizar a população a economizar energia elétrica.

Moradores das Regiões Norte e Nordeste do país não participaram do Horário de Verão, e por essa razão não precisam alterar o horário.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério de Minas e Energia (MME), a economia alcançada com o Horário de Verão será divulgada na próxima semana, após serem concluídos os relatórios.

A previsão do governo é que a economia seja de R$ 147,5 milhões, principalmente por causa da redução do uso de energia das termelétricas. Na edição passada, a economia foi de R$ 162 milhões.

Analistas acreditam que uma das prováveis causas para a economia deste ano ter sido menor, se comparado com o mesmo período de 2016, é em decorrência das condições climáticas. Este ano o calor foi intenso e o uso de ar-condicionado foi maior do que no ano passado.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, em média o Horário de Verão tem possibilitado nos últimos 10 anos, uma redução de 4,5% na demanda de energia elétrica no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo