Bem perto do lançamento oficial, o novo Hyundai Elantra já foi flagrado em uma concessionária de São Paulo (SP) e claro que não demorou muito para os “especialistas” perceberem. Pelas informações que temos até agora, o modelo chegará em três versões. Os preços vão de R$84.990 a R$114.990. A companhia investiu no novo Elantra com uma missão bem definida: Ele irá brigar com o Toyota Corolla. O problema é que a novidade da companhia sul-coreana deixou a desejar, repetindo alguns erros que o líder de vendas já havia demonstrado. De qualquer maneira vamos ver algumas “características” do modelo.
O novo Elantra inicialmente deve agradar aquele tipo de consumidor que está em busca de um sedã que agregue uma “pegada esportiva”. Visualmente falando, o carro passa longe de ser comportado, a exemplo de alguns rivais, e isso mesmo sendo mais “sério” do que os novos modelos do Chevrolet Cruze e o Honda Civic.
No interior o modelo continua conseguindo passar uma boa impressão graças ao novo painel, que conta com melhor ergonomia e melhores materiais do que antes e junte-se a isso o conforto devido a posição de dirigir baixa.
O lado ruim é que uma parte significativa do encanto que o carro poderia ter acaba se perdendo quando o motor é ligado. Embaixo do capô vamos encontrar o mesmo propulsor 2.0 16V flex (que consegue até 167 cv e 20,6 kgfm) que o seu antecessor tem.
E para quem pensa que a coisa fica apenas nisso ainda tem mais: A transmissão automática de seis velocidades continuou a mesma. Para se ter ideia da falta de mudança, é só ver que até as borboletas atrás do volante para a troca de marchas são as mesmas!
O modelo possui assistência elétrica com um ajuste bem leve. Deixa bem fácil a troca de marchas no ambiente urbano e nas baixas velocidades. Mas deixa a desejar na estrada. A suspensão conseguiu se equilibrar bem entre a estabilidade e o conforto, mesmo com o eixo de torção atrás. A título de curiosidade é exatamente o mesmo conjunto que a dupla Cruze e Corolla tem, mas é menos refinado do que o que o conjunto do Civic.
São 2,70 metros na distância entre eixos. De uma maneira geral o novo sedã da Hyundai consegue garantir um relativo conforto para todos os ocupantes. A questão é que muitos acabamentos não são compatíveis com o preço do carro. Basta olharmos para o forro simples no teto, o freio de estacionamento por alavanca e as portas com plástico rígido. Coroando isso tudo também não temos o cinto de três pontos e nem o apoio de cabeça para o banco central do meio.
Ficha:
- Motor: Transversal dianteiro, 16V, quatro cilindros, comando dublo e flex.
- Cilindrada: 1.998 cm³.
- Potência: 167/157 cv a 6.200 rpm.
- Torque: 20,6/19,2 kgfm a 4.700 rpm.
- Transmissão: Seis marchas automática com tração dianteira.
- Direção: Elétrica.