Um temperinho extra: assim pode ser definido o novo Hyundai HB20 Sport, que chega às lojas no dia 17 de fevereiro por R$ 70.990. A versão inclui incrementos – alguns até exagerados – no design, mas o conjunto mecânico permanece o mesmo das versões de topo. A pré-venda já está aberta.
Sai de cena a nomenclatura R Spec, que definia modelos esportivos da marca mundialmente. Agora, a matriz adota o sobrenome Sport, mais simples e direto.
O modelo não tem pretensões de ser um esportivo de verdade, como explica Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai: “Não é um hot hatch, mas um veículo para o dia a dia com visual diferenciado”.
Isso explica o motor ser o mesmo (bom) 1.0 turbo de injeção direta, que rende 120 cv com etanol ou gasolina, aliado ao câmbio automático de seis marchas. E já que falamos de esportivo, que tal um câmbio manual? “Não cogitamos, o cliente dificilmente compra carro manual nessa faixa de preço, então a participação seria mínima”, completa Stopa.
Mas quais são as diferenças então? O carro recebe os típicos equipamentos que deixam o estilo mais invocado, com retrovisores, saias laterais e spoiler de teto na cor preta brilhante, saia traseira e pára-choque dianteiro com filete contrastante, grade dianteira com formato cascata e logo Sport na coluna C.
As rodas de liga leve aro 16 são exclusivas da versão e trazem o logo da marca no centro na cor vermelha, que apesar de ser um detalhe pequeno, chama bastante a atenção. São quatro cores oferecidas: branca, prata, cinza – essas três com frisos vermelhos na carroceria – e vermelha, que tem os frisos cinza.
Por dentro, o resultado é mais harmonioso. Há pedaleiras de alumínio, nova manopla de câmbio, maçanetas pintadas de preto brilhante, volante revestido de couro perfurado com costuras vermelhas e painel que imita fibra de carbono.
A lista de equipamentos traz central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital, volante com ajuste de altura e profundidade, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.
Apesar de bem equipado e com uma tecnologia inédita na família HB20 – o carregador de celulares por indução, antes apenas oferecido no Creta Prestige – a versão Sport perde alguns itens em relação à topo de linha Diamond Plus (que custa R$ 7 mil a mais), como airbags laterais, smart key, partida por botão, sistema stop and go e retrovisores externos rebatíveis.
A expectativa da marca é vender 3 mil unidades do HB20 Sport por ano, mesma participação da antiga versão R Spec.
A Hyundai considera o Fiat Argo HGT, com motor 1.8 de 139 cv, o principal rival do HB20 Sport, mas há de se considerar outros chamados pseudoesportivos, como Renault Sandero RS (mais aproximado no preço) e o recém-chegado Volkswagen Polo GTS (bem mais caro, mas de proposta similar), apesar de ambos terem 30 cv a mais.
Mas o real concorrente deve pintar em breve: a Chevrolet prepara uma versão levemente apimentada do Onix, a RS, que segue o mesmo raciocínio. O motor será o conhecido 1.0 turbo de 116 cv, mas, vejam só, com câmbio manual.