Como foodtech líder no país, o iFood impacta direta e indiretamente milhões de pessoas todos os dias. Por isso, reconhecendo seu papel em auxiliar a sociedade a evitar a transmissão do COVID-19, a empresa inseriu em seu app a opção de ‘Entrega sem Contato’.
A solução já está disponível aos usuários da plataforma. Para utilizá-la, os clientes devem seguir os passos abaixo:
- Adicionar os itens normalmente e clicar em “Ver sacola”.
- Selecionar forma de pagamento via app (assim, não haverá a necessidade de manusear maquininhas de cartão ou dinheiro).
- Nesse momento, o usuário será direcionado a uma tela onde poderá optar por “Receber sem contato físico”. Depois, basta clicar em “Confirmar” o pedido.
- Com o pedido feito, o cliente recebe uma mensagem de confirmação e outra avisando que ele saiu para a entrega. Então, ele poderá usar o chat do app para entrar em contato direto com o entregador e combinar o local e a melhor forma de finalizar a entrega sem contato.
- Em casos onde o restaurante possui frota própria de entregadores, o estabelecimento pode entrar em contato; se preferir, o consumidor também pode acionar o restaurante diretamente. Essa interação também acontece no chat do app.
- Depois de seguir todos os passos acima, vale lembrar ainda que, depois de receber tudo certinho, os clientes devem fazer a higienização correta das mãos, com água e sabão, antes de comer.
“Nossa solução tem como objetivo proteger a saúde dos clientes da plataforma e dos parceiros de entrega em um momento onde a sociedade é orientada a evitar o contato pessoal. Entendemos que nosso papel agora é facilitarmos os processos para quem utiliza o delivery como ferramenta para manter o isolamento social”, afirma Roberto Gandolfo, Vice-Presidente de Logística do iFood.
Outras recomendações Mesmo que não opte pela ‘Entrega sem Contato’, o iFood recomenda ainda aos usuários que escolham o pagamento online, evitando assim manuseio de maquininhas de cartão e dinheiro.
De acordo com autoridades globais, não há relatos que sugiram que o COVID-19 possa ser transmitido por alimentos. Ainda assim, vale reforçar práticas de higiene como limpeza das mãos e descarte de embalagens.
O iFood sugere ainda aos consumidores que revejam e sejam flexíveis com processos de entrega em seus condomínios residenciais, evitando, se possível, que os entregadores tenham que circular nos prédios e ir até os apartamentos para finalizar as entregas. “Esses profissionais independentes têm papel essencial à prestação de serviço nesse momento e precisamos preservá-los”, completa Gandolfo.
Informações e prevenção O iFood produziu, circulou e continuará enviando materiais educacionais sobre a doença com base em recomendações do Ministério da Saúde, consultorias especializadas e hospitais com informações sobre o vírus, seus sintomas e formas de prevenção. Para entregadores e restaurantes parceiros, a empresa também enviou comunicados informativos, reforçando boas práticas e medidas preventivas.
Todas as iniciativas da foodtech podem ser acessadas no site http://institucional.ifood.com.br/
A empresa segue ainda acompanhando os desdobramentos do COVID-19 a fim de manter o bem-estar de seus clientes, parceiros e colaboradores.