Com a proposta de valorização dos profissionais que lidam diretamente com o homem do campo, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, divulgou nessa quarta-feira (17) importantes decisões da entidade aos instrutores: a disponibilização de duas salas dentro da Casa Rural e a autorização da Diretoria para o reajuste de 10% da hora/aula dos instrutores.
“É fundamental o trabalho que vocês, instrutores, desenvolvem no Sistema Famasul e em todo estado, com os produtores rurais e, consequentemente, para a nossa sociedade que tem a agropecuária como a principal fonte de renda. Não há transformação sem conhecimento, e conhecimento é o que vocês têm produzido e compartilhado ao longo dos anos em Mato Grosso do Sul”, disse o presidente.
As novidades foram comunicadas durante a abertura do II Encontro de Instrutores do Senar/MS, que acontece entre 17 e 19 de fevereiro, em Campo Grande, e reúne 210 profissionais, responsáveis pela execução de 137 cursos oferecidos pela instituição no Estado.
Na solenidade, o presidente Mauricio Saito contextualizou os desafios do setor frente à instabilidade econômica e o aumento no índice de desemprego registrado nos últimos meses em todo país.
“A agropecuária tem conseguido se equilibrar diante dos impactos da situação econômica vivida no Brasil, mas temos consciência de que nenhuma área está imune a esses reflexos. Por isso, diante de momentos difíceis como este que estamos vivendo, os pilares do Sistema Famasul, que são o compartilhamento do conhecimento e a capacitação da mão de obra, devem ser priorizados. A autorização do aumento da hora/aula e a instalação das salas de acesso na sede da Federação é uma forma de dizer que acreditamos em vocês, que acreditamos em dias melhores para nosso país”, afirmou.
De acordo com a Diretoria do Sistema Famasul, as duas salas dentro da infraestrutura da Casa Rural foram criadas com o objetivo de proporcionar aos profissionais um local adequado de trabalho e interação. “Acreditamos que é fundamental que os instrutores se sintam em casa, afinal eles não vêm à sede com muita frequência, já que o campo é o escritório deles. Então, o local servirá para que haja um maior acesso desses profissionais à diretoria e aos demais funcionários do Sistema Famasul”, destaca o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes.
Para a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido, que tem uma trajetória de 20 anos como instrutora do Senar/MS, as novidades anunciadas são importantes para a motivação dos profissionais e de todo setor.
“A proposta de valorização anunciada pelo presidente chega em um bom momento, pois precisamos somar esforços para superar esse período desafiador da nossa economia. É um orgulho saber que temos uma equipe de instrutores dedicada, empenhada e que não mede esforços para levar o melhor ao homem do campo. É um corpo de profissionais que nos surpreende pela dedicação e que tem progredido em vários setores. Estamos felizes e animados em fazer um trabalho diferenciado”, pontua.