Ilhabela Cup é aquecimento da Semana de Vela para a Classe HPE 25

Antes da estreia para valer, na quarta-feira (25), barcos correm Ilhabela Cup, segunda e terça-feira, como um treino de luxo para a competição oceânica.

Ilhabela (SP) – A HPE 25, classe mais numerosa entre os barcos one design, corre a Ilhabela Cup, segunda e terça-feira, como aquecimento para as regatas da Semana de Vela (SVI), a partir de quarta-feira (25 a 28/7). A regata deste sábado (21), dia de abertura da competição, foi cancelada por segurança devido ao excesso de vento logo após a largada.

Entre os 18 barcos inscritos, o tetracampeão, Ginga, defende o título conquistado em 2017. A Comissão de Regatas (CR) considera incluir uma das provas da Ilhabela Cup no programa da Semana de Vela para compensar o cancelamento da Regata Renato Frankenthal. Dependendo dos ventos, devem ser disputadas de 8 a 10 regatas em quatro dias, com um descarte.

Fit to Fly na orça – Foto: Marcos Méndez / SailStation

“A Frankenthal (regata de percurso) foi cancelada, mas faz parte do campeonato. Vamos esperar pelas provas barla-sota (entre boias) para iniciarmos a defesa do título. Sabemos que será difícil porque o nível da classe está elevado”, avalia o timoneiro do Ginga, Vicente Monteiro, natural de Ilhabela e exímio conhecedor das raias e do regime de ventos do Canal de São Sebastião.

A SVI tem na galeria dos campeões da HPE 25, o bicampeão olímpico Robert Scheidt como timoneiro do Atrevido em 2011, antes da hegemonia de Ginga e Bond Girl, que neste ano está fora da disputa. “Ilhabela é o lugar ideal para a classe, que possui melhor desempenho no popa e precisa de espaço na raia. Acho que Ginga e Fit to Fly Maserati vão duelar pelo título. Dom, Conquest e Aventura também são candidatos ao pódio”, prevê Fábio Bocciarelli comandante do Atrevido em 2011.

Largada da Classe HPE 25 – Foto: Marcos Méndez / SailStation

Neste ano, Bocciarelli estará na CR que cuidará exclusivamente na Classe HPE 25. Será um dos umpires (juízes embarcados em botes). Em 2017, o Conquest ecom evoluiu para chegar à quarta colocação. “Vamos aproveitar a Ilhabela Cup para fazermos os últimos ajustes no barco e tentarmos subir na classificação final. A tripulação que não estiver bem preparada não terá chances de bom resultado”, afirma João Paulo, tático do Conquest ecom.

Classe HPE 25 na SVI 2017 (dez regatas e um descarte)

1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 18 pontos perdidos

2 – Fit to Fly (Henrique Haddad) – 33 pp

3 – Bond Girl (Rique Wanderley) – 37 pp

4 – Conquest (Marco Hidalgo) – 54 pp

5 – Dom (Pedro Lodovici) – 57 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo