Um incêndio de médias proporções atingiu e destruiu parcialmente na noite desta segunda-feira (03/10), por volta das 00h15min (horário de Brasília), o 8º andar do prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde funciona a reitoria. Os danos foram consideráveis e as causas ainda são desconhecidas.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da UFRJ, o fogo ficou restrito ao 8º andar, mas a fumaça e a fuligem se alastraram para o 6º e 7º andares, onde funciona a Escola de Belas Artes. As atividades no edifício se encerraram oficialmente as 22 horas (horário de Brasília).
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foram acionados e rapidamente enviaram viaturas e equipes para o local. O incêndio foi controlado por volta das 04h05min (horário de Brasília).
Por volta das 08h35min horário de Brasília), os bombeiros ainda faziam o trabalho de rescaldo, com o objetivo de evitar que novos focos de fogo surgissem.
Por causa do incêndio, o fornecimento de energia elétrica no prédio da UFRJ teve ser suspenso, obrigando os bombeiros a subirem 200 degraus até o local.
Segundo a diretora da Escola de Belas Artes da UFRJ, Madalena Grimaldi, a reitoria ficou totalmente destruída, mas o museu contendo obras raras foi preservando, tendo algumas peças sofrido apenas avarias.
“Graças a Deus o Museu Doma João VI, que funciona no 7º andar, não foi atingindo. A biblioteca de obras raras não foi danificada”, disse Madalena Grimaldi.
Peritos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros estão no local analisando as salas, para tentar descobrir o que causou o incêndio. O fogo destruiu parte da documentação de professores e de gestão de finanças.
Por causa do incêndio, as aulas que aconteceriam hoje no prédio tiveram que se canceladas e 4 mil alunos foram prejudicados. A reitoria está estudando um novo local para que os professores possam normalizar as aulas.
No prédio funcionam, além da Reitoria, da Biblioteca e do Museu, os cursos de Arquitetura e de Belas Artes.
Com informações das Assessorias da UFRJ e do CGPM/RJ