Incêndio florestal destrói cerca de 5 mil hectares em Portugal

Um incêndio florestal, que começou na última quarta-feira (14), está devastando uma imensa área florestal na Ilha da Madeira, em Portugal. Até o momento o fogo já destruiu cerca de cinco mil hectares.

Os bombeiros estão atuando em três frentes para tentar controlar e debelar totalmente as chamas, que continuam se alastrando. Por enquanto não há informações sobre vítimas.

Bandeira de Portugal – Foto: Pixabay/Cortesia

Segundo informações das autoridades portuguesas, o incêndio começou na cidade de Ribeira Brava e se propagou aos povoados vizinhos de Câmara de Lobos e Ponta do Sol, localizados na Costa Sul da Ilha da Madeira.

Ainda de acordo com as autoridades portuguesas, nesta segunda-feira (19) as chamas continuavam fora de controle, e as equipes de emergência continuavam trabalhando para tentar conter o avanço do fogo.

A Ilha da Madeira fica localizado a 1.000 km a Sudoeste de Lisboa, capital do país. Por enquanto não foi necessário retirar os moradores de suas residências.

Até agora não há nenhuma vítima que lamentar, nenhuma casa consumida pelo fogo nem nenhuma infraestrutura essencial destruída“, disse na noite de domingo o presidente regional, Miguel Albuquerque, durante uma entrevista coletiva de imprensa.

As chamas avançam por regiões íngremes, de difícil acesso, e as labaredas são estimuladas pelo vento, clima seco e forte calor.

Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados para tentar controla e debelar as chamas. O governo local disponibilizou helicópteros e aviões para auxiliar nos serviços.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que cerca de 160 pessoas foram retiradas de suas casas por precaução, principalmente devido ao risco de inalação de fumaça tóxica.

Com informações da Agência Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo