Incêndios florestais atingem a Grécia e autoridades determinam evacuação de cidades

As chamas se aproximam da capital Atentas e o governo grego pede ajuda da União Europeia

O governo da Grécia determinou nesta segunda-feira (12) a evacuação de várias cidades do país em decorrência dos incêndios florestais que estão devastando imensas áreas. O fogo se aproxima da capital Atentas, que também pode ter bairros evacuados.

Bandeira da Grécia – Foto: Freepik

Diante do caos, as autoridades gregas decidiram abrir o Estádio Olímpico OAKA, localizado no Norte de Atenas, para abrigar milhares de cidadãos que tiveram que deixar suas casas. O governo grego também pediu ajuda da União Europeia (UE) para combater as chamas e evitar mais danos as florestas gregas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, milhares de pessoas tiveram que deixas suas residências em 25 cidades e vilas.

Apesar dos esforços dos bombeiros para conter as chamas, os incêndios continuam fora de controle. As autoridades do Serviço de Proteção Civil já determinaram a evacuação de moradores de mais 13 cidades gregas.

Todas as pessoas estão sendo levadas para abrigos públicos e casas de parentes e amigos que residem em áreas afastadas.

“As forças da Proteção Civil lutaram duramente durante toda a noite, mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o fogo continua sua rápida propagação“, declarou o porta-voz dos bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis.

Diante do agravamento dos incêndios na Grécia, a União Europeia (UE) está elaborando um plano para ajudar as autoridades e a população da Grécia. Aviões, barcos, helicópteros e bombeiros devem ser enviados ao país nas próximas horas.

Dois hospitais, sendo um pediátrico e outro militar, precisaram ser esvaziados às pressas. Todos os pacientes, médicos, enfermeiros e funcionários foram retirados dos respectivos locais e levados para outras unidades de saúde.

Até o momento não há relatos de vítimas graves, porém 13 pessoas tiveram que ser socorridas, tendo todas sido levadas para um hospital, devido a inalação de fumaça.

Os moradores da cidade histórica de Maratona, a 40 km ao Leste de Atenas, e com 7 mil habitantes, tiveram que deixar a região no domingo (11), e foram levados para a cidade costeira de Nea Makri.

Enfrentamos uma catástrofe de proporções bíblicas. Todo o nosso município está envolvido pelas chamas“, disse o prefeito da cidade, Stergios Tsirkas.

Ao todo, as autoridades gregas mobilizaram 670 bombeiros, 183 veículos e 32 hidroaviões.

O Serviço de Meteorologia da Grécia prevê para esta segunda-feira (12), tempo estável em todo o país, com temperaturas de 29º C (máxima), e com rajadas de vento de até 50 km/h.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo