Incêndios florestais atingem cidades de SP e governo decreta alerta máximo

O Governo do Estado de São Paulo decretou nesta sexta-feira (23) alerta máximo em todo o estado em decorrência dos incêndios florestais que já atingem 30 municípios. O fogo e a fumaça obrigaram as autoridades a interditarem várias rodovias.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Cortesia

A fumaça já chegou a capital e deixou o céu encoberto. As autoridades de saúde recomendam que a população use máscaras e, que a noite, utilizem umidificadores de ambiente e/ou toalhas molhadas nas janelas.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições atmosféricas, aliadas com temperaturas altas e a baixa umidade do ar, favorece a seca prolongada e aos incêndios.

A previsão do Inmet para São Paulo neste sábado (24) é de tempo instável, com possibilidade de chuvas e ventos moderados. A temperatura deve ficar em torno dos 24º C.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, publicou na rede social X, as providências para tentar conter as chamas estão sendo tomadas, mas que a população deve tomar cuidado e não correr riscos.

Temos, no momento, 30 cidades com alerta máximo para grandes queimadas, e estamos trabalhando para controlar a situação e garantir a segurança das pessoas”, publicou o governador Tarcísio de Freitas em sua rede social X, antigo Twitter.

Segundo as autoridades locais, dois trabalhadores de uma fábrica no município de Urupês morreram quando tentavam conter um incêndio na região.

O avanço das chamas gerou transtornos no transporte. Com a visibilidade prejudicada, por causa da densa fumaça, muitos motoristas desistiram de continuar a viagem em uma rodovia e retornaram na contramão.

A situação é crítica no município de São José do Rio Preto, cidade com cerca de 480 mil pessoas, onde foram registrados mais de 335 focos de incêndio. Os bombeiros continuam trabalhando arduamente para tentar controlar e debelar totalmente as chamas.

Com informações da SECOM/SP e do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo