O poeta Rubenio Marcelo lançará um novo livro: “Caminhos… 100 Poemas Escolhidos…”, obra literária aprovada pelo Fundo de Investimento Culturais (FIC-MS). O lançamento oficial acontecerá em 07 de maio, às 19h30, no Auditório da Faculdade INSTED (antigo teatro da Mace). Situado na Rua 26 de Agosto nº 63, Centro – Campo Grande, o amplo auditório já é tradicional local de importantes lançamentos literários e eventos educacionais, e também por isto o autor Rubenio Marcelo, que compõe o Conselho Consultivo Literocultural da Revista Camalotes/INSTED, buscou a parceria para este seu lançamento.
No início do evento, haverá uma seleta e concisa pauta artística aberta ao público com repentes de Ruberval Cunha, e em seguida o violonista Marcelo Fernandes, que é Doutor em música e um dos principais nomes do violão clássico contemporâneo. A cantora e musicista Lenilde Ramos interpretará (em voz e acordeon) o Hino de Mato Grosso do Sul.
Para proporcionar também meio próprio para a leitura inclusiva, o livro “Caminhos… 100 Poemas Escolhidos de Rubenio Marcelo” contém um QR-Code no formato de audiolivro, recurso específico para efetiva acessibilidade. Ademais, também será disponibilizado no Lançamento do livro o trabalho de uma profissional Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), também otimizando a acessibilidade.
Publicado pela editora Life, Caminhos… reúne uma centena especial de textos da produção poética do escritor Rubenio Marcelo, incluindo poemas ainda inéditos; como também poemas escolhidos de outras obras suas, inclusive o estudado Vias do Infinito Ser – livro que foi indicado pela UFMS como leitura obrigatória para os recentes Vestibulares e PASSE (no triênio 2021/22/23) e que foi lançado com sucesso também em Portugal.
Transitando na trilha existencial, contendo aspectos da metalinguagem, da intertextualidade, da essência do Ser e da condição humana, como também celebrando o aspecto telúrico regional, esta antologia poética de Rubenio Marcelo compendia assim simbólicos ‘caminhos da sua carreira literária’ num seleto percurso/recorte fecundo da sua obra em versos. Caminhos é uma amostra significativa textual contida em livros do autor (escolhidos do ano de 2007 à atualidade): sendo 20 poemas inéditos/atuais; 20 poemas do livro Vias do Infinito Ser (1ª ed., 2017; e 2ª ed. 2021); 20 poemas do livro Veleiros da Essência (de 2014); 20 poemas do livro Voo de Polens (2011); 10 poemas do livro Horizontes D’Versos (2009); e 10 poemas do livro Graal das Metáforas (2007).
O livro tem prefácio da profª e ensaísta Ana Maria Bernardelli, apresentação da poeta e escritora Sylvia Cesco, e orelha/comentário da poeta Raquel Naveira, que é mestre em Comunicação e Letras. O livro “Caminhos… 100 Poemas Escolhidos de Rubenio Marcelo” chega com significativa fortuna crítica também de outros nomes expressivos da literatura regional e nacional.
Sylvia Cesco afirma na sua apresentação: “Rubenio Marcelo aprendeu tanto o canto das nossas nascentes, que veio a se tornar um exímio e poético mestre de sul-mato-grossulência”… – e Sylvia ilustra esta sua afirmação com um trecho de um poema inédito de Rubenio, que se encontra no livro: “Ah, Ave-MS / teus gorjeios variantes são uníssonos prelúdios / de diversas vogais e consoantes / que se acolhem na harmonia dos ninhais / e plataformas de sóis e luas / destas vozes de terra e de história”.
Por sua vez, Ana Bernardelli atesta no seu prefácio: “Caminhos é um fascinante livro de poemas inéditos e outros já consagrados de Rubenio Marcelo, oferecendo aos leitores uma viagem única por diferentes trilhas do autor. O volume é uma expressão eloquente da diversidade de experiências que moldaram a visão do poeta. Os poemas são peças únicas desse simbólico quebra-cabeça, contribuindo para a riqueza e complexidade do conjunto” (…) “Nessa sua nova criação, o autor deixa expresso à Poesia o sentido mais puro de sua atividade literária” – e Bernardelli cita, assim, trecho de poema de Rubenio: “...mais que a vida / devo-lhe o sentido… / o vinho servido / das incertas hesitações / os conflitos necessários / no desmaio da tarde / ante a absurda nuvem do autodomínio…”.
E Raquel Naveira, no seu comentário de orelha do livro, assim exprime num trecho: “Rubenio Marcelo se prende mesmo à vereda pela qual se decidiu: a Poesia. Não sente fadiga, ao contrário: exala energia e liderança. Não lamenta a dor da renúncia. Pelos caminhos poéticos escolhidos, noite e dia se alternam com seus mistérios: ‘sem a ordem do dia / do sobrenatural / não haveria a natural ordem / das coisas da noite’”.
O autor: Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor, ensaísta, revisor e advogado. É membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, na qual ocupa a Cadeira nº 35 e é o atual secretário-geral da diretoria. Autor de três CD’s e treze livros publicados (3 em coautorias), teve um dos seus livros de poemas mais recentes (Vias do Infinito Ser) indicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para os Vestibulares UFMS (e Passe) no triênio 2021/22/23 (referido livro foi lançado também com sucesso em Portugal, na Universidade de Aveiro). Rubenio foi Conselheiro Estadual de Cultura de MS. Detentor de premiações pela sua atuação literocultural, é um dos vencedores do tradicional concurso literário ‘Noite Nacional da Poesia’. É um dos autores homenageados no livro ‘Vozes da Literatura’ (FCMS), que também enfoca sua obra e biografia.
Release: Assessoria/divulgação