O Programa de Navegação de Paciente (PNP) para portadores de neoplasia maligna de mama tem como objetivo facilitar e oferecer rapidez tanto no diagnóstico quanto no tratamento do câncer de mama.
E detalhe: Tudo em um só lugar! Isso porque o PNP vai oferecer o cuidado ao paciente desde o processo de diagnóstico até o início do tratamento em centros de referência oncológicos.
A deputada Patrícia Bezerra lembra que quem já enfrentou um câncer de mama ou conhece quem está nessa batalha sabe das dificuldades. Por isso, é importante haver esse acompanhamento integrado.
“E foi justamente pensando nisso que apresentamos o Projeto de Lei 703/2021 que cria o Programa de Navegação de Paciente portadores de neoplasia maligna de mama, no âmbito do estado de São Paulo”, diz a deputada Patrícia Bezerra.
As principais finalidades do Programa são:
- Acompanhar o paciente desde o diagnóstico e ao longo de todo o tratamento;
- Integrar terapia medicamentosa entre as equipes de saúde para ações resolutivas;
- Reduzir barreiras impostas a pacientes e familiares, em situação de vulnerabilidade;
- Diminuir custos dos recursos usados.
Saiba mais:
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, atrás do câncer de pele não melanoma. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença.
Vale destacar que 40% dos casos de câncer de mama são diagnosticados e tratados em hospitais públicos oncológicos das grandes cidades. E a principal causa da grande proporção de ocorrências avançadas é o longo tempo de espera para o diagnóstico dos nódulos palpáveis e início do tratamento.
Neste período há progressão de tumores em estágios iniciais para avançados e consequente aumento de mortalidade. Tais evidências mostram claramente que antes de se implementar um programa de rastreamento deve-se agilizar a elucidação diagnóstica dos nódulos palpáveis com tratamento imediato para o câncer, impedindo a progressão para estágios avançados.