O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 16h45min (horário de Brasília), alerta de chuvas intensas para as cidades localizadas nas regiões Sul e Sudeste. A situação deve ser mais preocupante no Rio de Janeiro, onde estão previstas chuvas torrenciais, fortes rajadas de vento e queda de granizo.
Segundo o Inmet, uma frente fria vinda do Uruguai está avançando sobre o Sul do Brasil, devendo atingir a região nas próximas horas. Os estados do Sul e Sudeste do país estão em grande perigo, devido a possibilidade de inundações e alagamentos e, sobretudo, de deslizamento de terra e de desmoronamento de encostas e barrancos.
O Rio de Janeiro deve ser o mais afetado pelas chuvas nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24). O volume de chuva deve ficar em torno dos 500 milímetros na capital e nos demais municípios deve chegar a 150 milímetros.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão de prontidão em vários Estados e a recomendação das autoridades é para que as pessoas deixem áreas de risco, como encostas e regiões onde ocorrem alagamentos com frequência.
O Inmet publicou normas para que as pessoas se sintam mais seguras. A recomendação é para que os moradores evitem áreas de riscos, desliguem aparelhos elétricos e quadros de energia quando houver raios e trovoadas e procurem abrigos seguros em casos de deslizamentos de terra.
Há grandes riscos de danos em prédios, quedas de árvores, inundações e alagamentos e, sobretudo, suspensão no fornecimento de energia elétrica.
Com informações do Inmet