Bonito (MS) – Sede da Adventure Week Brazil em 2016, o município de Bonito (MS) é conhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e turismo de aventura. Entretanto, a mesma tecnologia que ajuda a divulgar o destino para o mundo tem função precária dentro do município.
Não é de hoje que turistas que visitam Bonito e empresários proprietários de atrativos na cidade reclamam do sinal de internet. O problema já chegou ao conhecimento do ministro das Comunicações, André Figueiredo, que confirmou que o município deve receber internet de alta velocidade em um “curto prazo” de tempo.
“Temos a absoluta convicção de que Bonito é um dos destinos eco turísticos mais importantes do país e por isso precisa ter internet, não apenas 3G, mas também 4G. Estive com representantes de duas operadoras e confirmei com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que em Bonito só há a conexão 2G, dificultando a comunicação e até a realização de eventos”, afirmou o ministro durante reunião com o governador Reinaldo Azambuja em 2015. Durante sua passagem pelo estado o governador solicitou ao ministro a inclusão de Bonito no programa “Cidades Digitais”, que garantirá acesso à internet de alta velocidade para 95% da população brasileira.
Para Eduardo Coelho, proprietário dos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa (Jardim) e Estância Mimosa (Bonito), a situação representa um descaso por parte das operadoras. Mesmo utilizando a internet à rádio, que recebe o sinal através de antenas, a tecnologia ainda é precária.
“Os turistas reclamam muito. Em alguns locais, essa internet via rádio é suficiente apenas para o uso do WhatsApp, mas ela oscila bastante”, explica.
A equipe da Adventure Travel Trade Association, responsável pelo Adventure Week Brazil que acontecerá em abril em Bonito e no Pantanal sul-mato-grossense, também se mostrou descontente com a conexão de internet no município. Segundo Rodrigo Coinete, presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, que acompanhou a visita, apesar de gostarem muito da estrutura turística de Bonito a equipe reclamou da falta de telefonia 3G.
“A expectativa é que o problema seja resolvido ainda este ano”, afirmou o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito.
Fonte: Bonito Notícias