São Paulo (SP) – O quarto e último episódio da série documental “Milton Nascimento – Intimidade e Poesia” vai ao ar no sábado, dia 01 de dezembro, às 21h, no canal HBO. A série é uma coprodução HBO Latin America com a Terra Firme Produções e a Santa Rita Filmes. Realizada durante turnê do artista nos Estados Unidos, a série analisa a personalidade e a visão de mundo de Milton narradas por ele mesmo.
Todos os episódios da série serão reprisados pelo canal a partir de 28/11, cada episódio terá quatro reprises, exceto o primeiro que será exibido seis vezes.
O quarto episódio narra não somente o encerramento da turnê, como também a inspiração e razão pela qual Milton compõe músicas. O episódio também mostra a amizade de Bituca com Wayne Shorter e Herbie Hancock.
A produção é dividida em quatro episódios, com duração de 60 minutos cada e explora três perspectivas: Milton e seu processo de criação, inspirado na natureza; o artista em turnês, no palco e em momentos de reclusão; e entrevistas sobre sua vida e carreira. Além de relatos do músico sobre temas como amizade, amor, solidão, espiritualidade e esperança, a produção é entremeada por histórias que marcaram a trajetória do artista.
“O cerne do documentário foi jogar luz na visão de mundo de Milton Nascimento: como ele se vê no mundo, seus princípios na vida, seus valores e suas memórias. O grande barato foi costurar cada pensamento de Milton com suas músicas e com o dia a dia filmado, de modo que a ideia de “intimidade e poesia” do título fosse de fato contemplada”, contam os diretores Cleisson Vidal e Leonardo Carvalhosa.
“As músicas do Milton tocam a alma e essa série é um documento histórico, que merece preservação e, em especial, vai fazer com que os fãs se conectem com alma desse mestre”, afirma o produtor Marcelo Braga, da Santa Rita Filmes.
“Milton Nascimento – Intimidade e Poesia” é produzida por Roberto Rios e Patrícia Carvalho, da HBO Latin America, Cleisson Vidal e Leonardo Carvalhosa, da Terra Firme Produções, e Marcelo Braga, da Santa Rita Filmes. A direção é de Cleisson Vidal (Dino Cazzola – Uma filmografia de Brasília) e Leonardo Carvalhosa. Com recursos da Condecine (“Medida Provisória nº 2.228 – 1 de 6 de Setembro de 2001, artigo 39”), a série será distribuída com exclusividade pela HBO Latin America.
Para baixar imagens, clique aqui.
Para assistir ao teaser, clique aqui.
FICHA TÉCNICA
Produtores: Cleisson Vidal, Marcelo Braga, Leonardo Carvalhosa, Roberto Rios e Patrícia Carvalho.
Diretores: Cleisson Vidal e Leonardo Carvalhosa.
Produtores Executivos: Marcelo Braga e Cleisson Vidal.
Direção de Fotografia: Cleisson Vidal.
Roteiro e montagem: Lea van Steen.
Trilha sonora: Wilson Lopes.
Mixagem: Cauê Custódio e Diogo Poças.
REPRISES
EPISÓDIO 1
Seg, 10/12/2018 – 20:00 – HBO 2.
Qua, 12/12/2018 – 19:55 – HBO.
Qui, 13/12/2018 – 20:00 – HBO.
Sex, 14/12/2018 – 19:25 – HBO 2.
Seg, 17/12/2018 – 20:00 – HBO 2.
Qua, 19/12/2018 – 19:50 – HBO.
Sinopse – O primeiro episódio aborda as paixões de Bituca, dentre elas as estradas de ferro, sua carreira, o cinema, suas turnês e sua esperança de viver.
EPISÓDIO 2
Dom, 23/12/2018 – 18:35 – HBO 2.
Qua, 26/12/2018 – 18:20 – HBO.
Qui, 27/12/2018 – 19:05 – HBO.
Sex, 28/12/2018 – 19:20 – HBO 2.
Sinopse – Sua herança familiar, a descoberta da música e a crise com a voz na adolescência são assunto tratados no segundo episódio. Milton também reflete sobre os anos 70: a perseguição política e a embriaguez. Fugir do cotidiano ou encará-lo?
EPISÓDIO 3
Qua, 28/11/2018 – 19:55 – HBO.
Qui, 29/11/2018 – 19:55 – HBO.
Sex, 30/11/2018 – 19:08 – HBO 2.
Dom, 30/12/2018 – 19:10 – HBO 2.
Sinopse – Neste episódio, mergulha-se na subjetividade de Milton: entre o imaginário juvenil de conhecer o mundo e sua plena realização, Bituca se encanta com a floresta amazônica e as relações com as comunidades indígenas.
EPISÓDIO 4
Seg, 3/12/2018 – 20:00 – HBO 2.
Qua, 5/12/2018 – 19:50 – HBO.
Qui, 6/12/2018 – 20:00 – HBO.
Sex, 7/12/2018 – 19:25 – HBO 2.
Sinopse – A turnê se aproxima do fim. Mesmo sentindo o cansaço das viagens, os shows em Los Angeles e San Francisco estão mais potentes e Milton se encontra com os amigos Wayne Shorter e Herbie Hancock.
Sobre Santa Rita Filmes
Com seis anos de mercado, a produtora tem em seu portfólio 4 longas-metragens, com destaque para “Lascados” Uma ficção infanto-juvenil e o mais recente, a comédia “Gostosas, Lindas e Sexies” e Também produziu 3 documentários e 10 séries para a televisão como: “Carnaval do Silêncio”, “Street Oca” e “Guerrilha Animal, tragédia do rio Doce”, “Foto.Doc”, exibida no Canal Arte 1, “Encuentros en Brasil”, série premiada no Festival El Ojo Iberoamerica e Cristal festival e “Mulher Arte”, exibidas na HBO Latin América, “Campeões pelo Brasil” e 2 temporadas da série “Comer bem, que mal tem?” E “ A Roupa Ideal” exibidas no Canal Sony.
Finalizou recentemente a série “Tu Casa es Mi Casa”, ainda inédita, uma coprodução com NBC Universal, e atualmente finaliza a série “Elis Pelo Mundo” para a HBO e “Guerreiros da Floresta” para o Canal Futura.
Ainda este ano estreia a série “Milton Nascimento, Intimidade e Poesia”, em produção associada com Terra Firme Produções uma coprodução canal HBO Latin America e está em pré-produção de mais 2 longas metragens.
Sobre Terra Firme Produções
A Terra Firme é uma produtora de filmes históricos culturais, políticos e sociais. Já produziu documentários sobre temas brasileiros como migração, conflitos urbanos e rurais, música e cárcere, memória política, entre outros, de modo independente ou em parceria com organizações a exemplo de: OIT (Organização Internacional do Trabalho) e UNTV (United Nations TV).
Atualmente, a Terra Firme está realizando os seguintes projetos: Paulo César Pinheiro – letra e alma: documentário musical sobre o compositor e escritor brasileiro. Autor de mais de 2.000 músicas, Paulo César Pinheiro atravessa gerações em parcerias com Pixinguinha, Radamés Gnattali, Baden Powell, João Nogueira, Edu Lobo, Mauro Duarte e cantado por grandes intérpretes, como Elis Regina, Clara Nunes e. Uma produção original para o Canal Curta.
Morcego Negro: documentário histórico com uma visão original sobre o Brasil na transição dos anos 1980-90 em coprodução com Globo Filmes/Globonews e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Oh meu Brasil: trilogia composta por 03 telefilmes sobre fatos marcantes dos anos 1960: A Guerra da Lagosta um conflito diplomático entre Brasil e França iniciado a partir da pesca ilegal por barcos franceses na costa brasileira; Ouro para o Bem do Brasil, a incrível campanha de doação de recursos financeiros feita pela população ao governo militar em 1964; e Brasil para Principiantes, a biografia de Peter Kellemen, autor do best seller homônino ao título e também de um dos maiores golpes financeiros do período. A trilogia é uma produção original para o canal Cinebrasiltv. As Cores do Dia: série infantil transmídia, com direção de Lea van Steen e Andrea Velloso, desenvolvida com recursos do Fundo Setorial Audiovisual.