Inverno chega a MS e ipês florescem em Campo Grande

Avenida Mato Grosso em Campo Grande (MS) na tarde deste sábado (04/07) – Foto: Álvaro Barbosa

Avenida Mato Grosso em Campo Grande (MS) na tarde deste sábado (04/07) – Foto: Álvaro Barbosa

O inverno chegou a Mato Grosso do Sul, fazendo com que as temperaturas entrassem em acentuado declínio em todo o Estado, e transformando a paisagem em várias cidades, incluindo a capital Campo Grande, também conhecida Como Cidade Morena.

Basta chegar à estação do frio que as árvores de ipês começam a florescer por toda a cidade de Campo Grande, transformando-a na ‘Capital dos Ipês’. Especialistas afirmam que a árvore também possui propriedades medicinais.

Os ipês estão espalhados por várias ruas e avenidas de Campo Grande, fazendo com que a capital sul-mato-grossense possa esbanjar para a população e visitantes toda a sua beleza.

Muitos pedestres e motoristas que passam pelas calçadas e vias públicas da cidade costumar parar e admirar as árvores floridas, sendo que alguns aproveitam a oportunidade para registrar, fazendo belíssimas fotografias.

Segundo o biólogo Marco de Barros Costacurta, os ipês sempre começam a florescer nesta época do ano, sendo que as primeiras são os ipês-rosas e ipês-amarelos. Posteriormente, os ipês-roxos e os ipês-brancos surgem na Cidade Morena, embelezando toda a cidade.

Avenida Afonso Pena em Campo Grande (MS) na manhã desta sexta-feira (03/07) - Foto: Álvaro Barbosa

Avenida Afonso Pena em Campo Grande (MS) na manhã desta sexta-feira (03/07) – Foto: Álvaro Barbosa

Ainda de acordo com o biólogo Costacurta, a florada acontece respeitando a característica de cada espécie, que floresce dependendo do início do clima frio.

Existem cerca de 100 espécies de ipês em Campo Grande, mas elas também são nativas de outros países, como Argentina e Paraguai.

Médicos naturalistas e especialistas afirmam que a casca dura da árvore de ipê é muito usada na medicina popular, sendo recomendada para o tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes, entre outras doenças.

No entanto, é bom ressaltar que qualquer tratamento médico deve ser prescrito apenas por um médico.

Em rápida saída pelas ruas de Campo Grande, os nossos repórteres puderam observar neste sábado (04/07) que os ipês, mesmo em dia de muita chuva, permaneciam floridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo