As autoridades italianas determinaram neste domingo (1º) a retirada de 400 pessoas da cidade de Aquino, na Região de Lazio, região central do país, depois que uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrada parcialmente enterrada, por um fazendeiro.
O fazendeiro avisou as autoridades policiais da região, que imediatamente enviaram equipes para o local, que foi isolado. Os moradores próximos foram orientados a deixar imediatamente suas casas.
Equipes dos Bombeiros e do Esquadrão Antibombas do Exército foram mobilizadas e enviadas para o local. A bomba foi desativada e detonada em segurança.
O incidente obrigou as autoridades a suspenderem temporariamente o tráfego de trens na região. Algumas estações ferroviárias foram fechadas e esvaziadas.
A bomba é de origem britânica e, possivelmente foi lançada por aviões da RAF (Real Força Aérea). Durante a guerra, a região onde foi encontrada o artefato explosivo, era utilizado como um campo de aviação da Escola da Força Aérea Real Italiana e foi severamente bombardeado pelas forças Aliadas, já que a Itália fazia parte do Eixo, da qual faziam parte a Alemanha e o Japão.
Esse campo de aviação italiano foi desativado entre 1943 e 1944.
Com informações das Agências Brasil e Estado