A situação da JAC no país ainda parece complicada, mas a fabricante afirma que não tem planos de deixar o Brasil e mais: está preparando novidades para o próximo ano. A primeira delas é o lançamento do novo T40, um hatch aventureiro com pinta de pequeno utilitário esportivo que chega às lojas este mês por R$ 56.990
Baseado sobre o J3, o T40 é equipado com o motor 1.5 16V JetFlex de 127 cv e 15,7 kgfm associado a um câmbio manual de cinco marchas. A opção com câmbio CVT já foi prometida, mas chegará ao mercado brasileiro, apenas no ano que vem.
De série, o T40 conta com uma lista de equipamentos bastante recheada. Além do básico trio elétrico, ele sai da fábrica já equipado com direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor interno antiofuscante, controlador eletrônico de velocidade, dois sistemas de ancoragem isofix, faróis com acendimento automático e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Achou pouco? Por R$ 58.990 o T40 pode ser equipado com uma central multimídia de 8 polegadas, câmera de ré e um recurso curioso: uma câmera frontal capaz de gravar os percursos e o dia a dia com o carro. Coisa que parece para o mercado russo.
A JAC, assim como outras montadoras, insistem em classificar o modelo como um SUV compacto posicionado abaixo do T5, devido aos 18 cm de sua altura livre em relação ao solo, a mesma do compacto Renault Kwid. Mas o JAC, apesar da pinta de utilitário esportivo, tem dimensões e proporções um pouco maiores que a do Sandero Stepway e possui um arranjo de suspensão bem convencional, com sistema MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
A crise da JAC no Brasil
Em junho de 2016, o Governo Federal cancelou o registro da JAC Motors no Inovar-Auto, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores que oferece desconto de 30% no IPI às montadoras em troca de investimentos no desenvolvimento e produção local de automóveis. Por não ter tirado a fábrica que seria construída na Bahia do papel, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) afirmou que a empresa não cumpriu o cronograma físico-financeiro de seu projeto de investimento, relativo à habilitação de 2013.
Além disso, a JAC teria que pagar uma multa de R$ 180 milhões, valor relativo aos incentivos fiscais recebidos entre 2013 e 2016. Mas, segundo a marca, um novo acordo com o MDIC foi firmado. O ministério aceitou cancelar a multa mediante um novo compromisso da montadora em começar a produzir carros no Brasil.
Diante do novo acordo, a JAC Motors afirmou que vai retomar o projeto, mas, em em vez de construir uma fábrica do zero, a marca vai alugar um galpão menor, mas também localizado em Camaçari (Bahia) para dar início ao processo de compra do maquinário e à produção, que começará apenas em 2019 em regime CKD.