A Jeep registrou o conceito do Grand Commander no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A versão de produção do modelo foi apresentada no Salão de Pequim e o carro construído sobre a mesma base do Compass seria uma ótima pedida para o mercado brasileiro. Porém, a marca vai apelar para um carro inteiramente novo.
A Jeep já confirmou em seu plano de negócios que tem um SUV de sete lugares para o mercado latino americano. De acordo com o apresentado, o lançamento deve ser até 2022 e o carro é um novo nome. Trata-se de um SUV acima do Compass e com tamanho superior ao do Cherokee.
Quando a FCA diz SUV médio, eles estão levando em consideração a classificação europeia. Ou seja, será um carro grande para o padrão brasileiro, algo do porte do Grand Cherokee. Embora tenha opção sete lugares, o utilitário também terá configuração para cinco ocupantes.
Ao contrário do conjecturado, Grand Commander é feito sobre a plataforma estendida do Cherokee. Ela chega aos 4,87 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos, porte superior até ao do Grand Cherokee. É um dos maiores derivados da arquitetura, que não é produzida no Brasil.
O Compass, Renegade e Toro utilizam outra arquitetura, uma base de origem compacta. O novo SUV nacional será feito sobre essa mesma plataforma na fábrica da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em Goiana (Pernambuco), onde os três carros citados são produzidos.
Quanto ao Grand Commander, o mais fácil é que o nome seja utilizado, o projeto chinês realmente não deve vir para cá. A FCA ficará por um tempo sem modelo de sete lugares, pois o Dodge Journey está no final do seu ciclo de vida.