Foi proposta pelo vereador Edu Miranda, Moção de Congratulação a Jociane de Andrade, que escreve aqui no www.campograndenoticias.com.br, A motivação é sua efervescente e crescente atuação literária. Contactada pela redação, ela disse que “indubitavelmente é uma surpresa agradável. Que escrevia as coisas simples de sua vida. Das dificuldades de crescer longe da cidade, na fazenda que só tinha acesso por barcos, na região de Morcego, três horas de Corumbá. Da educação dada pelos pais, dos banhos na beira do rio, de sua passagem pelo litoral brasileiro, Da educação que ofereceu aos filhos, principalmente agora com o acesso à internet mais próximo de muitos, e principalmente, do exemplo de vida que quer deixar. Que seja um caminho de fé e de esperança no ser humano”
Apesar de ter nascido em Corumbá/MS, vive agora na Cidade Morena. E entende que o estudo formal, oferece respaldo para opções de trabalho e emprego. Após 24 anos, deu uma reviravolta em sua vida. Como tantas mulheres neste país, depois de sofrer decepções, dificuldades, tristezas e amarguras, num lampejo divino, começa a se inspirar e publicar as histórias que ela mesmo viveu. Passa a congregar na Comunidade Cristã do Brasil, volta a estudar e hoje cursa Técnico em Transações Imobiliárias pelo Sistema PRIME / CETEPS e o Curso Superior Tecnológico em Radiologia pelo Sistema Anhanguera Educacional. Ela acredita que outras mulheres podem se motivar com seu exemplo, pois acredita que a palavra incentiva, mas o exemplo arrasta. Com a oportunidade dada pelo Editor Álvaro Pereira, começou a publicar crônicas de vida, coisas que lembrava e que influenciaram em sua vida. A partir daí publicou sua participação no e-book “Poesias Urbanas”. E foram surgindo os convites, para publicar poemas voltados a temática feminina tendo como principal finalidade enaltecer a sororidade e unir vozes de mulheres empoderadas versejando ou proseando acerca da luta da mulher, pela Editora Edições & Publicações, através da Antologia ACESSO RESTRITO: VERSOS DELAS PARA ELAS. Em seguida participou do projeto da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 43 anos de fundação do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo em parceria com a editora TABA Cultural, e por fim “Mulher um verso de Amor” pela EHS Edições, cuja coordenadora editorial é de Juliane Santos.
Em contrapartida Eduardo Lopes Miranda, conhecido carinhosamente como Edu, nasceu em Campo Grande/MS, é casado e pai de quatro filhos. Assistente Social, Pedagogo, Pós-Graduado em Políticas Públicas na Área da Saúde da Família, empresário no ramo de Auto Center por mais de 20 anos, Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do MS, Coordenador do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) na Vila Nasser.
Presidente de honra do projeto Fazer o Bem Faz Bem, seu trabalho na área social se intensificou a medida em que foi buscar de perto às necessidades da população, com mais de 9000 atendimentos durante 12 anos, atendendo as famílias com cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores, muletas entre outros ítens hospitalares, encaminhamentos de aposentadorias e assessoria na área da saúde.
Foi fazendo essas visitas que percebeu que seu trabalho voluntário trouxe grandes benefícios às pessoas. Surge aí, o sonho em fazer muito mais, hoje seu Projeto Fazer o Bem Faz Bem, recebe doações de cadeiras de rodas, participa de leilões de materiais hospitalares usados, que são reformados e entregues as pessoas que necessitam desse atendimento. Esse envolvimento com os projetos sociais fez com que o edil conhecesse o trabalho de Jociane, que semanalmente realiza missões em aldeias em Sidrolândia, Rochedo, Terenos e Miranda; através da Comunidade Cristã no Brasil, o que motivou a moção, que deverá ser entregue durante as comemorações do Dia da Mulher em 08 de março. Abaixo apresentamos a poesia, escrita por Jociane sobre a mulher que será publicada em livro. A antologia pela ACLAPTCTC, será lançada no Espírito Santo, em 6 de julho de 2023 ocasião em que será representada pela filha Jennifer Andrade, Acadêmica de Direito.
O que eu sei do Amor !
*Jociane de Andrade
o amor que eu conheci
veio no berço
no meio do Pantanal
veio num vidro
de vaga-lumes
no fundo do quintal
O amor que eu quis sentir
percorreu muitas cidades
veio meio sem jeito
veio sem muita idade
O amor que eu achei que eu vivi
se perdeu nas contas
se fechou nas malas
se perdeu de si
O amor que eu pensei sentir
reclamou do frio
ressentiu da fome
esqueceu meu nome
O amor que eu não quis
veio de um momento
onde eu não estava preparada
onde eu quis parar por aqui
foi quando eu estava
desistindo de mim
O amor que Deus deu pra mim
foi persistente
foi clemente
foi insistente
foi resiliente
O amor que eu vivo agora
é o que fez renascer em mim
A mulher guerreira
a namorada carinhosa
a filha companheira
a mãe dadivosa
a avó fervorosa
a flor do cerrado
a mulher que eu sempre quis ser !