A Kia Brasil iniciou a venda do Stonic, ano modelo 23/24, ainda com preço promocional de R$ 139.990,00 e mantém o título de híbrido mais barato do mercado brasileiro. Seu principal atributo é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm. Na nova versão, o Stonic passa a contar também com CarPlay/Android Auto sem fio.
O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registra desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
• Ao preço promocional de R$ 139.990,00, o modelo sul-coreano sustenta o título de híbrido mais barato do mercado brasileiro.
• A linha 2023/24 do Stonic passa a contar com CarPlay/Android Auto sem fio, como item de série, e quatro novas opções de cores, como prata, cinza astro, amarelo mostarda e azul acinzentado.
• Seu principal atributo é o sistema híbrido MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle: prioridades ao baixo consumo de combustível e baixas emissões veiculares
Agilidade e esportividade – Há dois anos no mercado brasileiro, o Stonic traz personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs compactos híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.
Mais do que qualquer outro modelo da Kia, os engenheiros deram prioridade máxima à dinâmica esportiva e confiante, com respostas diretas e imediatas. O Stonic apresenta novas configurações de suspensão dianteira e traseira que são exclusivas para o carro.
Como todos os modelos da marca, a carroceria do Stonic combina linhas horizontais com superfícies de traços suaves.
Conforto e tecnologia – Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.
Um dos carros mais modernos da categoria, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.
O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.
Segurança – O Stonic é construído sobre uma plataforma resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.
Essas tecnologias incluem air bags frontais, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.
No Brasil, o Stonic é disponibilizado em oito cores – preto aurora, vermelho alerta, branco claro, branco neve, prata, cinza astro, amarelo mostarda e azul acinzentado – em tom único, sendo as quatro últimas as novas opções de cores da linha 2023/24 do modelo. Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800,00.
A garantia do Stonic é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.