A Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim, no Mato Grosso do Sul, celebra seu sétimo aniversário no dia 29 de julho.
O atrativo, que integra o Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte também o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, é considerado uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil e a sétima maior caverna em extensão no país. Características que desperta diversas emoções em quem a visita.
Ao longo desse período a profundidade desconhecida e as águas cristalinas atraíram cada vez mais pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo que visitaram o local para realizar o passeio de flutuação e o mergulho com cilindro.
Alguns a denominam de “Imperdível”, “Paisagem de tirar o fôlego”, “Paradisíaco” ao compartilharem suas experiências no TripAdvisor, maior portal de turismo do mundo.
“De tirar o fôlego. O caminho até a Lagoa já é de impressionar… e de repente do meio da mata conseguimos avistar aquele lago de um azul profundo. Há opção de mergulho com snorkel ou cilindro. Optei pelo snorkel e não me arrependo. A experiência é indescritível. Mais um daqueles passeios que deve ser feito na região”, revela Priscilla A. em depoimento compartilhado em julho deste ano no TripAdvisor, maior portal de turismo do mundo.
Susi B. H. avaliou o passeio em abril deste ano. Sobre a experiência, disse: “Foi meu mergulho de batismo e estou completamente encantada não só pela beleza do local mais pelo atendimento. A beleza do lugar é absurda e dá vontade de não sair de lá”.
João Gomes, instrutor de mergulho, está à frente da atividade na Lagoa Misteriosa desde o início de sua operação. “Esses 7 anos foram muito gratificantes”, revela. Durante esse período João pontuou algumas mudanças no local. “O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de recuperação de árvores em torno do atrativo. Algumas delas plantadas em 2009 estão, atualmente, com mais de 5 metros de altura. Isso é fantástico”.
Sobre a temporada 2018, João revela um dos momentos que mais o marcou: a visita de Cecília, deficiente visual que encantou a todos com sua determinação e exemplo de superação. “Lembro que a questionei se queria fazer um outro percurso pra chegar mais rápido na Lagoa e ela, sem hesitar, disse que não. Que seu desejo era aproveitar tudo o que o passeio tinha a oferecer”. Cecília realizou o percurso da trilha de braços dados com o instrutor de mergulho.
Sobre o passeio
A Lagoa Misteriosa proporciona uma experiência única aos visitantes pela transparência das suas águas. Localizada em Jardim, no Mato Grosso do Sul, o atrativo leva esse nome devido à sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, feito esse realizado pelo mergulhador Gilberto de Menezes.
Inclua a Lagoa Misteriosa em seu roteiro de viagem. As reservas para os passeios de flutuação e mergulho com cilindro são feitas pelas agências de turismo da região. Veja algumas opções no site: http://lagoamisteriosa.eco.br/onde-comprar