O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – promoveu o Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos, na capital potiguar, entre os dias 22 a 24 de agosto. Tendo como mote a “Sabedoria Grega”, o evento reúne cerca de 250 representantes, entre eles os presidentes e diretores executivos das 116 cooperativas de crédito e das cinco centrais que integram o Sistema, para realizar alinhamentos e compartilhar visões sobre planejamento estratégico, transformação, inovação e tendências de mercado financeiro e do segmento de cooperativismo de crédito.
Tendo o planejamento estratégico como grande pilar, o fórum tem como temas a proposta de valor por segmento, a transformação digital, a cidadania financeira e o desenvolvimento local, todos eles trabalhados de maneira que envolvam os participantes de forma inspiracional, sempre com analogia às lideranças vinculadas aos mitos gregos, seus deuses e heróis.
“Com esta edição do Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos, queremos cada vez mais engajar e instigar os líderes a projetar um olhar conjunto sobre oportunidades e desafios, incentivando-os a seguir construindo de forma colaborativa, no dia a dia, o futuro do Sicredi”, afirma Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês).
Para João Tavares, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, as visões e experiências compartilhadas pelos presidentes e diretores executivos durante o evento serão extremamente relevantes para enriquecer as discussões e para possibilitar que o Sicredi alinhe e execute as prioridades estratégicas definidas pelas cooperativas em seu planejamento.
O Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos teve início na quarta-feira (22). Na abertura, Manfred Dasenbrock, João Tavares e Wilson Ribeiro Moraes Filho, presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste e anfitrião do evento, fizeram uma homenagem às cooperativas de crédito que têm apoiado a expansão do Sicredi em Minas Gerais e nas regiões Norte e Nordeste do País. O dia de abertura do evento também contou com a palestra de Allan Costa, brasileiro que aos 40 anos largou um emprego de R$ 900 mil anual para empreender e tornar-se empresário, abordando o tema “Inovação e liderança”.
No segundo dia de evento (23), na quinta-feira, os líderes das cinco centrais regionais e das 116 cooperativas de crédito filiadas ao Sistema participam de dinâmicas para discussão do planejamento estratégico do Sicredi. No mesmo dia, Paulo Al Assal, fundador e CEO da BRCulture, consultoria de inovação e tendências, aborda o “Branding na era da disrupção”. Em sua palestra, o expert em tendências de comportamento humano e mercado também trata de assuntos como varejo, consumo e alimentação, e Luiz Serafim, head de Marketing da 3M do Brasil, fala sobre inovação. As centrais regionais ainda apresentam, no mesmo dia, cases de cidadania financeira e desenvolvimento socioeconômico local que têm contribuído para gerar impacto positivo nas suas regiões.
Na sexta-feira (24), último dia de fórum, a inovação permanece no foco da programação, mas com um olhar para a cultura digital. Para tanto, o Sicredi convidou Gustavo Caetano, fundador da SambaTech, considerado uma das mentes mais inovadoras do País e um dos brasileiros mais influentes na Internet, que aborda em sua palestra, justamente, a “Inovação e cultura digital”.