Corumbá, município com o maior rebanho bovino de Mato Grosso do Sul, cerca de 2 milhões de cabeças, é também a cidade onde acontece a maior feira agropecuária da região do Pantanal, realizada pelo Sindicato Rural com a parceria da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Durante a abertura oficial do evento, que aconteceu nesta quinta-feira (29), no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, lideranças rurais e políticas destacaram o Car do Pantanal.
O decreto nº 14.273, que faz referência ao Novo Código Florestal, foi oficializado no último dia 09 de outubro e regulamenta a exploração ecologicamente sustentável e o uso alternativo do solo. Para o presidente da Famasul, Mauricio Saito, significa uma grande conquista dos produtores rurais da região pantaneira. “Com alinhamento dos sindicatos rurais de Corumbá e dos municípios vizinhos, região de extrema relevância econômica do Estado, e o empenho e preocupação dos produtores pantaneiros, o resultado não poderia ser outro. Bom no ponto de vista social, ambiental e econômico”, ressalta.
Para o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, o novo decreto atende a demanda dos produtores rurais e fortalece a produção do Estado, que já é sustentável. “O produtor pantaneiro segue o estilo tradicional. Ele cria e mantém o bioma preservado, alguns por mais de cem anos. Valor que ganha mais evidência, quando falamos do maior produtor de bezerro do País, como é o caso de Mato Grosso do Sul”, explica.
A feira tem programação até domingo (1º de novembro), com realização de prova de laço, venda de bovinos e equinos, cursos, palestras e atrações musicais como a dupla Bruno Reis e Marco Viola, que se apresenta nesta sexta (30), o cantor Lucas Lucco (31), e, no encerramento (1º de novembro), com Alex e Yvan. “Graças a parceria público-privada, que inclui a Famasul e a Prefeitura Municipal, o evento será do tamanho do potencial produtivo da região do Pantanal”, relata o presidente.
Ao final do evento, a diretoria secretária da Famasul, Terezinha Candido, aproveitou para lembrar das agendas positivas da entidade. “Não tem lugar mais apropriado para falar sobre pecuária do que no município que possui o segundo maior rebanho bovino do país. No dia 03, em Campo Grande, será o lançamento simbólico da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, e no dia 06 de novembro, em Camapuã, acontece o 1º Circuito Pecuário Famasul”, destaca.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte; representando o poder legislativo municipal, vereador Luciano Costa; vereador Carlos Alberto Machado, além da diretoria do sindicato rural e de secretário municipais.